É crime criar abelhas?

Perguntado por: ocarvalho7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

“Eles matam as abelhas e fica por aquilo, um negócio que é protegido por lei, é crime ambiental”, destaca o meliponicultor, em referência à Lei Federal no 9.605/98, que proíbe a eliminação de enxames de abelha.

Para sugestões, reclamações, pedidos de informações e denúncias sobre agressões ao meio ambiente: Tel - 0800 618080.

Diferente do que muita gente pensa, criar abelhas em ambiente urbano é possível. A procura crescente pela atividade, por parte de quem vive em cidades, fez com que a Embrapa Meio Ambiente, a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.)

Segundo a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas, é possível criar abelhas sem ferrão até mesmo em apartamentos sem representar riscos.

A escolha do local para criação de abelhas
Para começar a criação de abelhas é necessário dispor de uma área verde para a instalação do apiário, de preferência na zona rural e com pelo menos 1500 m², uma vez que as abelhas se afastam da colmeia para buscar flores.

Como espantar abelhas em 5 etapas

  1. Deixe janelas e portas para a rua abertas. ...
  2. Borrife uma mistura de óleos essenciais. ...
  3. Faça saquinhos com naftalina. ...
  4. Acenda velas de citronela. ...
  5. Plante substâncias repelentes no quintal.

“Pode demorar de 20 minutos a uma hora, é relativo, pois um enxame chega a ter de 20 a 80 mil abelhas”. O valor do serviço varia de R$ 200 a R$ 400.

Uma pessoa pode ser picada por uma ou centenas de abelhas. No caso de poucas picadas, o quadro clínico pode variar de uma inflamação local até uma forte reação alérgica, o que também é conhecido como choque anafilático.

Dispensa de licença ambiental
A emissão de autorização será feita de forma automática junto aos órgãos ambientais, nos casos de criação conservacionista, e a órgãos de controle sanitário animal, no caso da criação zootécnica, dos estados e do Distrito Federal.

Também pela normas, o meliponicultuor, independentemente do número de colmeias que tenha ou pretenda criar, deverá fazer um cadastro simplificado no Sistema Integrado de Gestão de Fauna Silvestre (GeFau/SIMA) com dados pessoais e informações das espécies que já possui ou queira trabalhar.

Para se cadastrar, é fácil. Primeiro, o produtor fará seu requerimento de ativação para acesso ao Gedave no EDA a qual pertence o município onde está localizado o apiário, onde o produtor se identificará com nome, RG, CPF, contatos (e-mail e telefone) e endereço. Também é preciso levar cópia dos documentos.

Já imaginou criar abelhas em casa ou até em apartamento? Além de viável, é totalmente possível, abelhas indígenas sem ferrão podem ser criadas em áreas urbanas sem risco de acidentes. Preservar a vida das abelhas nas cidades também é um ato de preocupação com a conservação do meio ambiente.

12 a 18 dias: Produção de cera; 18 a 21 dias: Proteção da colmeia; 21 a 42 dias (morte): Coleta de néctar, pólen, água e resinas.

Com o desaparecimento da espécie e, portanto, de algumas plantas, uma gama de herbívoros, como os insetos, coelhos e veados, também passariam fome e, por consequência, seriam extintos. “Esses animais também são fonte de alimento para outros animais.

Após o confinamento do enxame, deve-se transferir a colmeia para o novo local e deixar a caixa fechada por 7 dias. Não há problemas em deixar o enxame fechado por esse tempo.

A palavra apicultura é a arte de criar abelhas sendo os principais produtos obtidos e comercializados desta atividade o mel, a cera, a própolis, a geléia real e o veneno (apitoxina), além do serviço de polinização e a profissão de apicultor, somente pode ser exercida pela pessoa portadora da carteira nacional do ...

Existem três formas de começar seu apiário, a primeira delas é comprar colônias já formadas de outros apicultores. A segunda é realizar a captura de colmeias da natureza e, por fim, a terceira opção é atrair enxames para caixas. Escolha aquela que será mais fácil para você gerir no início do empreendimento.

Abelhas são insetos muito sensíveis às mudanças em seu habitat. Seca, chuva em excesso, calor e frio podem interferir diretamente na produção melífera.

Retirada segura
“Em caso de cachopas, colmeias de marimbondos e abelhas, que seja acionado o Corpo de Bombeiros via 193 para que seja feita a vistoria e posteriormente a retirada e captura desses animais ou até mesmo o extermínio se for necessário”, explica o Corpo de Bombeiros em nota.

Inseticida fipronil é encontrado em 77% de amostras de colmeias com mortandade de abelhas no RS. Entre janeiro e abril de 2021, em 77% das amostras de colmeias com mortandade de abelhas no Rio Grande do Sul havia o ingrediente ativo fipronil, inseticida de amplo espectro utilizado em vários tipos de cultura.