É crime ambiental cortar bambu?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A legislação regulamentar assim dispõe: “Ficam dispensadas de autorização de desmatamento as operações de limpeza e reforma de pastagem, limpeza de culturas agrícolas, bem como as operações de corte de bambu Bambusa vulgaris.”

Separe o bambu que deseja matar.
Os colmos ou talos do bambu estão ligados no subterrâneo por rizomas que crescem rapidamente e perto da superfície do solo. Ao cortar através dos rizomas, você pode separar e conter o bambu. O método mais fácil para fazer isso é cortando-os com a ponta de uma pá pesada.

A coleta ou corte dos colmos deve ser feita de preferência nos meses em que a umidade do ar é baixa, ou seja, nos meses sem “R” (maio, junho, julho, agosto), para que os colmos trinquem menos. Popularmente, a lua minguante é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos.

Aplique herbicida glifosato nas folhas, caules e brotos de bambu. Herbicida glifosato só mata as plantas com as quais entra em contato direto. Isso significa que você precisa ter o cuidado de aplicá-lo apenas no bambu.

Abundante no Brasil, o bambu devido a sua flexibilidade e facilidade de manuseio permite a produção e dá vida aos mais diversos objetos, como instrumentos musicais, cestos, luminárias, vasos, dentre outras peças.

Todo e qualquer modelo de motosserra necessita obrigatoriamente de licença. A boa notícia é que o procedimento para utilizar motosserras dentro da lei é simples e pode ser feito via boleto pela internet. Além disso, não existe nenhum critério prévio que impossibilite que a licença seja concedida.

A Portaria Ibama nº 149, de 30 de dezembro de 1992 estabelece a obrigatoriedade do registro no Ibama, aos estabelecimentos comerciais responsáveis pela comercialização de motosserra, bem como aqueles que, sob qualquer forma, adquirirem este equipamento.

Todos os tipos de motosserra precisam ser legalizados? Sim, seja uma motosserra ou eletrosserra, todo e qualquer tipo de motosserra precisa ser regularizado junto ao Ibama. Além disso, o sistema para conseguir a licença do Ibama é bem simples, pois, pode ser feito por boleto online.

30 dias

– Cura na mata: depois de cortado, o bambu deve ser deixado em posição vertical, ainda com suas folhas e ramas, por 30 dias.

Você pode cortar bambus de até 2,5 cm de espessura com uma tesoura de jardinagem. Para mais grossos, use uma serra. Se o trabalho exigir quantidades maiores de bambu, você vai precisar de uma mesa e de uma serra bem afiada.

Use calor para curar o bambu.
Ligue o fogo na temperatura alta. Observe qualquer mudança ligeira na coloração, o que indica que a resina do caule está vindo à tona. Isso é muito importante no processo de secagem, pois fortalece a extremidade dos colmos.

Você pode fazer uma muda de bambu da sorte a partir do corte dela, mas você deve cuidar dela para que as raízes se desenvolvam.

É comum os bambus ficarem com as pontas das folhas secas em ambientes com ar-condicionado ou quando o ar está muito seco. Não resolve cortar essa pontinha seca pois ela voltará a ficar assim se o problema não for resolvido. Então borrife água nas folhas e dê preferência por deixar o bambu longe do ar-condicionado.

As espécies nativas são conhecidas geralmente por taquara, taboca, jativoca, taquaruçú ou taboca-açú, conforme sua região de ocorrência.

Como toda planta, ela cresce de forma mais exuberante se tiver boas condições para isso – basicamente água, adubo e clima adequado. Para manter o crescimento do bambu-mossô sob controle, faça podas regulares. Aproveite que vai retirar os brotos e doe esses "filhotes" para amigos e parentes.

Depois de cinco anos as raízes atingem dezenas de metros e o broto começa a se projetar para fora da superfície. Ai em pouco tempo, cresce vertiginosamente e atinge a altura de 25 metros.

O bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o mesmo tamanho que ele tem para cima, tem também para baixo também. Você precisa aprofundar todos os dias as suas raízes no conhecimento e na prática, respeitando seus clientes com seriedade, ética e honestidade.

15 anos

A vida útil do bambu in natura pode variar de um a 15 anos, dependendo das condições de armazenamento, da espécie de bambu e outras condições [4]. Além disso, por ser um material natural que não tem nenhuma substância tóxica e apresentar amido em sua composição, torna-se atrativo para insetos, principalmente o cupim.

Pode ser bebido à noite, pois não contém cafeína (teína), o que o torna muito adequado para pessoas intolerantes à cafeína ou para crianças. Uma infusão feita de folhas de bambu tem um alto teor de sílica por isso é muito bom para a pele e fortalece o tecido conjuntivo.

Na Malásia, seu local de origem, o bambu-gigante é comumente utilizado como balde. Este uso também foi notado pelos artesãos, que decoram e preparam a planta para servir como recipiente e, em alguns casos, para ser utilizado como vaso para plantas de diferentes tipos e tamanhos.

57 do Decreto Federal de nº 6.514/2008 é crime ambiental quem comercializar motosserra ou utilizá-la em florestas e nas demais formas de vegetação, sem licença ou registro da autoridade competente, estando sujeito às penas de detenção, de três meses a um ano, e multa no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) por unidade.