É correto usar Mas enfim?

Perguntado por: rgoulart6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O uso está correto. É possível usar apenas a palavra 'enfim' com o sentido de encerramento ou a expressão 'mas enfim', significando que o acontecido se opõe ao que talvez fosse desejado.

Deste modo, reescrevem-se as frases, com vírgula depois de enfim e portanto: 1) «Faz também parte da descrição a sensibilidade "interna" do universo do observador: alegria, tristeza, amor, ira, enfim, estados emocionais.»

É possível usar apenas a palavra 'enfim' com o sentido de encerramento ou a expressão 'mas enfim', significando que o acontecido se opõe ao que talvez fosse desejado.

Sinônimos de “enfim

  • Finalmente;
  • Afinal;
  • Em conclusão;
  • Em síntese;
  • Em suma;

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Enfim”, escrito junto e com “n” depois do “e”, é um termo sinônimo de finalmente, por fim, afinal, etc. Trata-se de um advérbio de tempo que é também utilizado com sentido de que algo está concluído: em síntese, em conclusão, em suma, etc..

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

É um advérbio usado para dar ideia de conclusão, por isso também significa “concluindo”, “resumindo”, “em suma” etc. Significa que, ao final do pensamento, faz-se um resumo das ideias. Muitas vezes essa palavra aparece no início da sentença separada por vírgula ou no meio da sentença entre vírgulas.

Enfim ou em fim

  1. até que enfim;
  2. enfim em casa;
  3. enfim casados;
  4. enfim sós;
  5. enfim férias;
  6. enfim sexta;
  7. enfim acabou;
  8. enfim chegou.

O meme Enfim a Hipocrisia é uma imagem utilizada para falar sobre contradições. Representado por um cachorro reflexivo no horizonte, ele mostra que quem está usando o meme está pensando na hipocrisia do assunto abordado. A imagem viralizou no início de agosto de 2020 e já ganhou diversas versões nas redes sociais.

1 logo, portanto, pois, assim, por isso, por conseguinte, por consequência, consequentemente, de modo que, desse modo, dessarte, destarte.

Indica as restantes coisas: 1 de resto, quanto ao mais, no restante, no resto, nas restantes coisas, além disso.

Enquanto na primeira, quer dizer aquilo que “está no fim”, “que conclui” ou que indica “finalidade”. Ao final, portanto, é utilizado para dizer quando algo está no último extremo ou parte de alguma coisa.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

O apóstrofo ( ' ) é um sinal de pontuação que tem como função indicar a supressão de letras numa palavra, como cobra-d'água (para cobra de água), pingo d'água (para pingo de água), pasta d'água, moto d'água, Vozes d'África ou Santa Bárbara d'Oeste. A esta supressão dá-se o nome de elisão.

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.

Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação. Mostra quantidade e/ou intensidade de substantivos e pronomes.