É correto usar d’Ele?

Perguntado por: vpereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Obrigado. A forma dele – que não é globalmente um pronome, mas, sim, a contração de com o pronome ele – escreve-se geralmente com apóstrofo e inicial maiúscula quando se refere a Deus: «d'Ele».

Usamos Deus, iniciando com letra maiúscula, quando nos referimos ao Deus das religiões monoteístas, como o cristianismo, judaísmo e islamismo. Exemplos: Que Deus te abençoe! Rezo a Deus para que você tenha saúde.

Deus/deus - Escreva com maiúscula apenas quando designar o ser transcendente, único e perfeito das religiões monoteístas: "Tudo no mundo emana de Deus", disse o religioso.

d) Emprega-se o apóstrofo para assinalar, no interior de certos compostos, a elisão do e da preposição de, em combinação com substantivos: borda-d'água, cobra-d'água, copo-d'água, estrela-d'alva, galinha-d'água, mãe-d'água, pau-d'água, pau-d'alho, pau-d'arco, pau-d'óleo.

Significado de Dele
contração Junção da preposição de com o pronome pessoal ele; utilizado para substituir o pronome que já havia sido, anteriormente, referido ou mencionado: ainda estou falando dele. Que pertence a; particular de; que diz respeito a (algo ou alguém): este carro é seu ou dele?

Etimologicamente, o nome Javé tem origem do hebraico Yahveh ou Yehovah, que na bíblia sagrada foi traduzido para o latim na forma do tetragrama YHVH. Segundo algumas teorias, o significado mais aceito para o nome seria "Eu sou aquele que sou" ou "aquele que traz à existência tudo que existe".

Pronome pessoal correspondente à terceira pessoa do singular, usado para designar a pessoa ou aquilo de que se fala (ex.: ele já chegou; o responsável é ele; vou falar com ele).

A dúvida de uma ouvinte é sobre o uso da crase na expressão 'Graças a Deus'. O professor Pasquale explica: 'quando se fala da entidade, ser supremo Deus, não se usa artigo. Esse 'a' é só preposição, regida pelo substantivo 'graças'.

Quando nos referirmos a Ele, independente da localização na frase, se no inicio no meio ou no fim, letra maiúscula sempre. Quando nos referirmos a qualquer situação baseada nEle, como pronome pessoal de referencia, letra maiúscula na segunda letra, como ai esta.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus.

Deus com D maiúsculo é nome próprio e faz referência, geralmente, ao deus da mitologia cristã. Já, se escrevo deus com d minúsculo, posso estar me referindo a qualquer deus. De qualquer crença ou credo. Pode ser um que exista ou que não exista.

Nos pronomes e expressões de tratamento. Nos nomes dos pontos cardeais, ao indicarem regiões. Nos nomes de meses e dias da semana. Nos nomes comuns que acompanham nomes geográficos.

D'água. 1 - É a forma empregada nas palavras compostas: caixa-d'água, mãe-d'água, barriga-d'água, galinha-d'água, olho-d'água, pau-d'água. 2 - Por extensão, pode ser usada em expressões que equivalem a palavras compostas: gota d'água, falta d'água e rasos d'água (olhos).

Primeiro caso: Marca a apócope (supressão de fonema ou de sílaba no fim de palavra) da vogal e em palavras compostas ligadas pela preposição “de”: “estrela-d'alva”, “mãe-d'água”, “olho-d'água”, “copo-d'água” etc.