É correto que animais pets sejam clonados?

Perguntado por: lsampaio . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

No Brasil não há regulamentação sobre a prática de clonagem de animais domésticos. Apenas animais de interesse zootécnico, como bois, ovelhas, cavalos, porcos, coelhos e aves, entre outros, podem ser clonados no país.

E acompanhando este assunto durante tantos anos na literatura científica, até hoje, desde o nascimento da ovelha Dolly, em 1996, [o primeiro animal adulto clonado do mundo], já foram clonadas muitas outras espécies diferentes, como equinos, ratos, cães, búfalos, camudongos, e outros", diz Mello.

Importância: A clonagem de animais selvagens pode ajudar a preservar espécies ameaçadas de extinção. Dewey, o primeiro clone veado do mundo nasceu a partir da manipulação das células de um cervo que já estava morto.

Pontos negativos da clonagem:
· Técnica de baixa eficiência. Vários fetos morrem durante a gestação ou logo após o nascimento. Grande número de anomalias. Envelhecimento Precoce.

Os golfinhos, chimpanzés, e entre outros animais os cachorros, também gozam do sexo sem qualquer objetivo reprodutor. E não é estranho que animais do mesmo gênero pratiquem sexo entre si.

Doenças e baixo índice de sucesso
Existem, por exemplo, vários estudos científicos que sugerem que os animais clonados são mais propensos a doenças. Outros críticos apontam ainda para o alto índice de insucesso da indústria: há grande número de clones que não nascem aptos e saudáveis.

O primeiro clone animal, intencionalmente criado pelo homem, surgiu no final do século 19. Hans Driesch pegou um embrião de ouriço-do-mar com duas células e o chacoalhou em um béquer contendo água do mar, até que as duas células se separassem.

ovelha Dolly

Em 24 de fevereiro de 1997 nasceu o primeiro animal clonado, a ovelha Dolly.

Nelore e simental
Segundo Rumpf, já está em gestação na fazenda Sucupira, em Brasília, a mesma onde nasceu Vitória, um bezerro clonado a partir de células da orelha de uma vaca. Caso tudo ocorra bem, em nove meses o Brasil terá um clone obtido por técnica mais semelhante à de Dolly.

No Brasil, a Lei de Biossegurança, de 2005, proíbe a clonagem humana e prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa, para quem praticá-la.

Porém, afirmou que, atualmente, existem três clones humanos, crianças entre três e cinco anos, que vivem no leste europeu (mas não revela os nomes dos países).

A clonagem que, atualmente, vemos divulgada na mídia é, na maioria das vezes, a clonagem reprodutiva. Há, no entanto, outros tipos de clonagem, como a tecnologia de DNA recombinado e a clonagem terapêutica.

Animais extintos podem ser trazidos de volta à vida de duas maneiras: clonagem e engenharia genética. O primeiro método é bem conhecido pelo exemplo da ovelha Dolly, clonada em 1997.

Ainda de acordo com a lei, a clonagem para fins reprodutivos é a clonagem com a finalidade de obtenção de um indivíduo, e a terapêutica é aquela com a finalidade de produção de células-tronco embrionárias para utilização terapêutica.

A clonagem humana enfrenta alguns problemas, como, por exemplo, a instabilidade genética, que pode resultar em deficiência ao desenvolvimento fetal, advindo, conseqüentemente, problemas fisiológicos de difícil reparação.