É correto mastigar de boca aberta?

Perguntado por: eveloso . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

Comer de boca aberta, além de ser um hábito considerado mal-educado, é um pesadelo para quem não suporta ouvir outras pessoas mastigando. Mas um professor da Universidade de Oxford, no Reino Unido, diz que o ideal seria mastigar os alimentos enquanto se mantém a boca aberta, pois isso maximiza o sabor e dá mais prazer.

mastigue de boca fechada, para que a língua empurre os alimentos corretamente; evite ingerir líquidos durante a mastigação; utilize os dentes do fundo para alimentos mais consistente.

As 5 dicas de como se alimentar bem

  1. Tenha uma alimentação diversificada. A dieta deve ser diversificada para ganhos mais otimizados. ...
  2. Mantenha a boa hidratação. ...
  3. Evite refeições apressadas. ...
  4. Valorize o fracionamento alimentar, mas não se prenda a ele. ...
  5. Evite alimentos ultraprocessados.

Infecções das Vias Aéreas: O ar que entra pela boca perde o “condicionamento” realizado pelo nariz. Assim, a garganta e pulmão podem ficar fragilizados pela agressão desse ar de má qualidade. Cansaço Frequente: A respiração pela boca provoca desconforto durante o dia e um sono ruim durante a noite.

Mastigação unilateral causa problemas estéticos e funcionais
A sobrecarga da musculatura de um só lado também pode causar mordida cruzada e perda dentária. Além disso, é possível sentir dores musculares e articulares no local e até dor de cabeça e enxaqueca.

Agora que sabemos que dormir de boca aberta faz mal e pode indicar algum tipo de problema, segue aqui algumas dicas para evitar dormir dessa forma:

  1. 1 – Dormir sem travesseiro ou com travesseiro baixo. ...
  2. 2 – Use um descongestionante nasal. ...
  3. 3 – Escudo bucal. ...
  4. 4 – Dilatador nasal. ...
  5. 5 – Cinta de queixo.

"Quando a mastigação é dificultada, o paciente ao longo do tempo pode apresentar dor de estômago e contratura abdominal, já que o alimento que vai para o estômago não chega suficientemente triturado.

Mas, biologicamente falando, o problema é que os sistemas respiratório e digestivo compartilham um pedaço do caminho. A fala acontece com emissões de ar, e a gente toma fôlego entre frases e palavras. Se na hora que você tomar fôlego tiver uns grãos de arroz no caminho, eles serão aspirados.

A mastigação adequada facilita o trabalho do sistema digestório, evitando a distensão abdominal e a sensação de “estufamento” que podem favorecer o acúmulo de gorduras na região”, orienta a Dra. Eneida.

Mastigar bem pode ajudar a emagrecer
O resultado é uma melhor absorção dos nutrientes e o prolongamento da saciedade. Carla diz ainda que é preciso mastigar cada garfada, no mínimo, 20 ou 30 vezes para que a digestão inicial ocorra da melhor maneira.

O cirurgião digestivo Roberto Xavier esclarece que a forma correta é mastigar bem os alimentos, dar em média 30 mastigadas em cada garfada antes de engolir os alimentos.

Em vez disso, diz ela, duas a três refeições por dia é melhor — sendo a maior parte das calorias consumida no início do dia. Isso acontece porque comer tarde da noite está associado a doenças cardiometabólicas, incluindo diabetes e doenças cardíacas.

- O garfo: Sempre deve ser segurado com a mão esquerda, já que o nosso "sistema" é o europeu. No entanto, depois de cortar os alimentos, os americanos trocam de mão para comer, segundo Bruno.

Garfos sempre à esquerda, facas sempre à direita
Os garfos ficarão sempre à esquerda do prato e as facas sempre à direita se você quiser organizar o serviço de uma refeição como manda o figurino. As colheres virão ainda mais à direita, depois das facas e talheres de sobremesa acima do prato, no topo, perto das taças.

O jeito adequado e saudável de ter uma boa noite de sono é dormir com a boca fechada. Além disso, a língua deve estar posicionada no céu da boca (palato) e o maxilar relaxado.

A pessoa não consegue fechar a boca e a mandíbula pode ficar torcida para um dos lados. O deslocamento da mandíbula é causado ocasionalmente por uma lesão, mas normalmente é causado pela abertura excessiva da boca (por exemplo, ao bocejar, morder um sanduíche grande, vomitar ou durante um procedimento dentário).