É correto ligar o terra no neutro?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Não se deve ligar o fio terra no neutro! Essa é a regra. Vejamos o porquê. A grande causa desse potencial do neutro ser diferente do terra real se deve aos desequilíbrios das cargas que causam circulação de corrente pelo neutro e assim, podem provocar problemas.

A regra é: Ao se utilizar o neutro como aterramento, o mesmo deverá ser derivado do neutro em um ponto anterior ao qual se quer aterrar. Ou seja, se deseja aterrar o quadro de distribuição, deverá ser puxado um circuito de Aterramento, oriundo do neutro do quadro de medição.

O terra NUNCA assumirá o papel de neutro, pois a única função do terra é proteger as pessoas e animais contra choques elétricos devido a correntes de retorno pelo condutor neutro ou condutor de aterramento.

O profissional explica que, basicamente, os fios fase e neutro são os responsáveis pela alimentação elétrica que propicia o funcionamento dos equipamentos, enquanto o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, pois é parte das medidas de proteção contra choques elétricos e sobretensões.

O fio terra deve estar sempre conectado a um aterramento eficiente, solidamente enterrado no solo através de uma haste ou barra de aterramento. Esta vara deve possuir no mínimo 1,5m de comprimento enterrado no solo para garantir um mínimo de aterramento eficiente.

O perigo da falta do sistema de aterramento está nas grandes variações de tensão – ocorrências comuns na rede elétrica -, que podem provocar a queima de máquinas e equipamentos que dependam de uma fonte de energia conectada à tomada e nos acidentes com eletricidade, colocando em risco a vida do usuário.

Módulo isolador
Esse equipamento é alternativa prática para suprir a ausência ou deficiência de aterramento. Com sua tecnologia de dupla isolação, ele substitui o aterramento convencional, oferecendo proteção contra choques elétricos. Ele também executa os papéis de estabilizador e filtro de linha.

Por meio do aterramento, essas correntes de fuga serão transmitidas para a terra, de modo a evitar o acúmulo dessas correntes na carcaça do equipamento. Desse modo, seu equipamento estará protegido contra danos maiores, além de evitar que algum indivíduo receba um choque elétrico ao entrar em contato com o equipamento.

Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Agora se o circuito da sua casa está desligado,e mesmo assim há corrente no neutro. O problema está na falta de aterramento na sua residência.

O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.

Problemas podem ocorrer sim msm a corrente sendo alternada. Dependendo de quantos aparelhos vc ligar na tomada, se algum deles estiver correto na pinagem e o outro não, pode haver contra-fase e aí um dos equipamentos seus irá queimar, isso se não for os dois.

Mas por que condutores 'Fase' e 'Neutro'?
Essa tensão existe entre fases diferentes ou entre fase e neutro. Portanto, o condutor que tem um potencial (127V, 220V ou outro, dependendo do local) é chamado de fase; e o neutro, por sua vez, tem um potencial de 0V, de onde vem o seu nome.

Ou seja, quando ligamos o interruptor, a corrente flui do Fase até a lâmpada através do Fio de Retorno. Quando desligamos, a corrente é interrompida, o fluxo cessa no Fio de Retorno e a lâmpada apaga.

Fase: Vermelho (monofásica). Vermelho, amarelo e azul (trifásica). Neutro: Preto.

O aterramento é obrigatório em qualquer instalação elétrica, porque é o sistema responsável por proteger os equipamentos e evitar choques elétricos. Logo, a norma NBR 5410 exige que um condutor-terra seja instalado em cada um dos circuitos elétricos e que o aterramento seja do tipo TT.

Praticamente todas os padrões no Brasil determinam que o aterramento do neutro na caixa de entrada seja feito por meio de uma ou mais hastes de aterramento, com as respectivas caixas de inspeção.

LEI Nº 11.337, DE 26 DE JULHO DE 2006.
Determina a obrigatoriedade de as edificações possuírem sistema de aterramento e instalações elétricas compatíveis com a utilização de condutor-terra de proteção, bem como torna obrigatória a existência de condutor-terra de proteção nos aparelhos elétricos que especifica .

as pessoas perguntam posso fazer a instalação do aterramento dentro da minha casa não pode. gente por favor não. faça instalação de aterramento dentro da sua casa mesmo que teja a caixa de inspeção. salvo condições especiais que seria na garagem.

a resposta é para proteção não não vai funcionar. um prego um parafuso não é aterramento de proteção então você não pode colocar.

A falta do uso aterramento de chuveiro elétrico pode provocar choque elétrico. Por isso, a orientação é sempre ter um fio terra ligado na rede do chuveiro. Nas instalações de aquecimento solar, o uso do fio terra é importantíssimo.