É correto jogar papel higiênico no vaso sanitário?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Jogar papel higiênico no vaso requer um consumo muito maior de água, ou seja, uma descarga a mais, como já vimos acima. Além disso, o ato de jogar papel higiênico no vaso sanitário também pode causar entupimento, sobretudo em casas mais antigas ou com instalações de canos mais curvos.

Jogar papel higiênico no vaso sanitário
Isso porque o encanamento dos Estados Unidos é feito para o descarte do papel higiênico. Então, não se preocupe, enquanto estiver nos Estados Unidos, pode jogar o papel no vaso sim!

Em relação à sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, o descarte do papel higiênico no vaso sanitário requer mais água na descarga, o que vai na contramão do conceito de economia de recursos hídricos.

Isso, para muitos europeus, é até anti-higiênico. Na verdade, tudo depende do sistema de esgoto. Então, países como Grécia ou Turquia, você ainda vai encontrar uma lixeirinha ali no banheiro, com o intuito que o descarte de papel seja pela lixeira, pois o sistema de esgoto não vai suportar.

O papel higiênico dissolve sim na água, mas é bem possível que ele enrosque dentro da rede doméstica, principalmente as mais antigas com muitos traçados e curvas. Também é preciso considerar que a pressão da água deve ter força o suficiente para empurrar o papel pelo encanamento.

Todo papel limpo é reciclável. No banheiro, temos, além do papelão que fica no meio do rolo do papel higiênico, as embalagens e bulas de medicamentos e pomadas. Descarte sempre esses resíduos no lixo reciclável! Já todo papel sujo, como o higiênico usado, as fraldas e absorventes devem ser descartados no lixo comum.

Na lixeira para resíduos orgânicos e rejeitos devem ser colocados restos de comida, cascas de frutas, legumes e ovos, filtro de café e saquinhos de chá, papéis sujos e engordurados, lixo de banheiro, papel higiênico, fraldas e vidro.

Com água sanitária
Para pequenos entupimentos, quando ainda não há muita água no vaso sanitário, muitas vezes apenas jogando 2-3 xícaras de água sanitária no vaso, esperando esse produto agir (cerca de 1 hora) e depois dando uma boa descarga, o problema pode se resolver.

Papel higiênico
O principal vilão de vasos entupidos, afinal, o papel não se dissolve quando entra em contato com a água do encanamento – pelo contrário!

Há séculos, os brasileiros são doutrinados a não jogar o papel higiênico no vaso devido a problemas relacionados ao entupimento da rede de esgoto.

Isso porque jogar papel higiênico na privada não é um costume no Brasil, ainda que seja comum em outros países. Um dos principais motivos é pelo tipo de encanamento de esgoto que temos, sobretudo em nível residencial, que por não comportar esses resíduos pode entupir.

Nos EUA, quem usa o banheiro percebe que não existe lixeira e o comum é você jogar o papel direto no vaso e dar descarga. Encanamentos americanos são próprios para receber papel higiênico e vai tudo literalmente por água abaixo mesmo!

Jogar absorventes, papel higiênico e embalagens
Outra causa do entupimento pode ser o acúmulo de dejetos. De todas, essa é a causa mais comum e natural de acontecer, principalmente em banheiros que são usados com frequência e por muitas pessoas.

3 anos

Papel higiénico: 1-3 anos
Embora se decomponha com alguma rapidez, o papel higiénico pode tardar até 3 anos a decompor-se, dependendo da espessura, quantidade de água disponível e condições atmosféricas.

Como desentupir vaso sanitário com papel higiênico
A fórmula é simples: basta misturar ½ copo de vinagre com ½ copo bicarbonato. Após juntar os dois ingredientes, jogue todo o conteúdo dentro do vaso obstruído, aguarde a mistura agir por pelo menos 10 minutos, e aperte a descarga.