É correto falar vocês vão?

Perguntado por: lpaz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

A flexão desse verbo no presente do indicativo se fixou também como registro aceito como padrão, tanto que são mais comuns as formas eu vou, ele/você vai, nós vamos e eles/vocês vão.

vão é uma conjugação verbal (3a pessoa do plural, no presente do indicativo, do verbo ir) estão também é uma conjugação verbal (3a pessoa do plural, no presente do indicativo, do verbo estar) van é um substantivo (um tipo de veículo) estam (ou estan) não existe.

vãos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

2 enganoso, falso, fingido, hipócrita, improcedente, infundado, mentiroso. Que não é importante: 3 fútil, frívolo, bobo, desimportante, insignificante, superficial, tolo.

vão

MasculinoFeminino
Singularvão
Pluralvãosvãs

As duas formas – irão e vão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir mas empregues em diferentes tempos verbais. A forma irão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo. As autoridades irão nos devolver a casa.

Quando a pessoa está conjugando o verbo "ir", o correto é "irão".

Na prática verifica-se que é habitual usar o presente do indicativo ( não depende de um tempo específico ) para a construção da frase mas o futuro do indicativo também é válido. Nesse sentido, e na referência a algo vindouro, ambas as frases estão corretas: Elas vão fazer uma festa. Elas irão fazer uma festa.

adjetivo Sem conteúdo; espaço vazio; vazio, oco. Desprovido de fundamento; que se opõe à realidade: sonho vão. Que não apresenta resultados; inútil: esperança vã. Sem relevância; que não tem valor concreto; inútil: promessas vãs.

Sem motivo ou razão: 2 sem motivo, sem razão, gratuitamente, desnecessariamente. Exemplo: Não seja malcriado em vão.

“Vamos dançar juntos!” “Vamos jogar futebol juntos!” “Vamos sair para jantar juntos!” A diferença entre o uso de “junto” e “juntos” é que “junto” é usado para descrever duas ou mais pessoas que estão próximas umas das outras, mas não necessariamente participando da mesma atividade.

Inútil, baldado. 3. Sem valor; ilusório, sem fundamento real.

Norma geral: nos substantivos compostos vão para o plural apenas as palavras que forem substantivo ou adjetivo, inclusive ambos juntos. Os demais, de forma geral, não variam. Exemplos: – O guarda-chuva, os guarda-chuvas (verbo + substantivo).

Resposta: É o Latim VACUUS, “vazio, oco, sem conteúdo”.