É correto falar vivido?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Vivido: que tem grande experiência de vida; experiente. Exemplo: a conselheira é bastante vivida. Vívido (com acento): que tem cores vivas; vivaz; nítido; intenso; ardente; brilhante. Exemplo: o nosso amor é muito vívido.

A forma [vivido]pode ser [adjectivo ] ou [masculino singular particípio passado de viver] .

O adjectivo vivida significa «que viveu muito; com intensa experiência de vida»; já o (também) adjectivo vívida quer dizer «que tem vivacidade, animação; vivo», «que tem muita luz, que clareia; cintilante, brilhante, fulgurante», «que tem intensidade, ardor; vivo, ardente» ou «que tem cores vivas».

As lutas e os sonhos,as alegrias e as tristezas de uma pessoa ou grupo social fazem parte de sua história. Assim, o conjunto dos acontecimentos e experiências que ocorrem no dia a dia , tanto de uma pessoa quanto de um grupo , pode ser chamado de história vivida.

1. Que não tem medo. 2. Tranquilo ante o perigo.

1 pretérito, antigo, anterior, último, derradeiro, pregresso, ido, remoto, retroativo, transato, longínquo, distante, primitivo.

4 hábito, costume, rotina, uso, conduta, comportamento, procedimento, modo, maneira, jeito, estilo, regra, praxe, vezo. Exemplo: Tendo essa vivência de rei, nunca vai mudar seus hábitos.

2. Raio vívido. -Expressão conotativa para passar a ideia de força, de ativismo, de vigor.

Vivamos vem do verbo viver. O mesmo que: existamos, habitemos, moremos, residamos, subsistamos.

vivi

vivetu
vivaele, ela, você
vivamosnós
viveivós
vivameles, elas, vocês

A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente. Antes, a questão era descobrir se a vida precisava de ter algum significado para ser vivida. Agora, ao contrário, ficou evidente que ela será vivida melhor se não tiver significado.

A vida que vale a pena ser vivida é, sobretudo, uma vida em estado de liberdade. No entanto, o ser humano não cansa de inventar a cada dia uma nova forma de escravidão, da mente ou do corpo. Ter consciência das amarras que encarceram um ser é um passo, nem sempre óbvio, em direção à plenitude da existência.

Para ter sua histórias e ensinamentos para se lembrar ao final da vida, para passar ensinamentos para as proximas gerações.

1 destemido, corajoso, valente.