E correto falar todos nós?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Pergunto: Está correcto «somos todos nós», uma vez que Continente está no singular? Sim, está correto. O termo Continente é deslocado para o início da frase para efeitos de destaque ou foco. No entanto, o sujeito da frase é «todos nós».

O pronome nós deverá ser utilizado com o verbo conjugado na primeira pessoa do plural, enquanto a locução a gente deverá vir acompanhada do verbo conjugado na terceira pessoa do singular, pois equivale ao pronome pessoal ela.

A forma correta de escrita da palavra é nós. A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós é um pronome pessoal reto, indicativo da 1. ª pessoa do plural.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Estas duas formas - a gente e nós - estão corretas e existem na língua portuguesa. Nós é um pronome pessoal reto que indica um grupo e a gente é uma locução pronominal com valor semântico de nós. Assim, nós e a gente podem ser utilizados como sinônimos, tendo apenas atenção para a distinta conjugação do verbo.

No plural, o pronometodos vem acompanhado de artigo, quando indica a totalidade das pessoas ou dos representantes de determinada categoria, grupo ou espécie. “Todos os processos daquele gabinete foram digitalizados.”

Sinônimo de todos

  • todas as pessoas, toda a gente, toda gente, todo o mundo, todo mundo, o mundo inteiro, a humanidade. ...
  • completos, inteiros, integrais, íntegros. ...
  • quaisquer. ...
  • totalmente, completamente, inteiramente, integralmente, por inteiro. ...
  • Não encontrou o sinônimo que procurava?

“Todes” não é e nunca poderá ser um pronome; simplesmente porque não é considerado assim na estrutura da Língua. Se alguém quiser usar, que use, mas não se admite que um comunicado de um Museu da Língua Portuguesa traga esse corpo estranho; essa invencionice.

Nós (na expressão com nós) e conosco são pronomes pessoais oblíquos tônicos indicativos da 1. ª pessoa do plural. São sempre precedidos de uma preposição – neste caso, da preposição com – e devem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto indireto.

Os pronomes pessoais vão designar diretamente as pessoas na conversa: O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural); O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);

Significado de Nós
[Gramática] Pronome com função de sujeito que indica a primeira pessoa do plural: eu, tu, ele, nós, vós, eles. [Gramática] Com função de sujeito: nós voltamos para casa.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

A forma correta seria "Ajuda-nos a melhorar o nosso serviço". Na frase que você usa como exemplo, o verbo "ajudar" precisa de um pronome oblíquo para marcar o sentido reflexivo da oração, assim, temos que usar "nos".

NOSSAS VIDAS ou NOSSA VIDA? NOSSOS CORAÇÕES ou NOSSO CORAÇÃO? O correto é NOSSA VIDA, e NOSSO CORAÇÃO. Trata-se de um caso de uso inadequado do plural.

Não, não está. O particípio passado do verbo falar é “falado”: eu tinha falado, eu havia falado. Queria acrescentar que, na frase que apresenta, se deve empregar o verbo dizer, e não o verbo falar: “Eu tinha dito que você não comesse o bolo.”

Usa-se “a gente” como pronome de tratamento de primeira pessoa do plural, substituindo o pronome pessoal “nóis”.

Por exemplo, comunidades controladas pelo Comando Vermelho usam gírias como “é nós” e o Terceiro Comando, por sua vez, usa “é a gente”. São frases parecidas que reforçam simultaneamente o sentimento de comunidade íntima e a divisão territorial na comunidade.

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase, como em "bom dia a todos". A locução à todos, com o acento, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

Substantivos como água e paciência não admitem plural — são os chamados não-contáveis.

Significado de Todos
pronome indefinido plural Conjunto de coisas ou pessoas não especificadas nem determinadas; quaisquer: todos irão ao casamento? Número máximo de pessoas ou coisas: todos vaiaram o discurso; machucou todos os dedos. Etimologia (origem da palavra todos).

Por que existem pronomes neutros
Entretanto, ao contrário de outros idiomas, no português, o pronome neutro assume uma forma masculina. Por exemplo, em uma plateia de pessoas diversas, usa-se "todos" para se referir aos presentes. Mesmo que entre os presentes somente uma pessoa seja do gênero masculino.