É correto falar será se?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Deverá dizer-se será que, e nunca “será se”. Será que é uma expressão feita a partir da interjeição será com valor dubitativo (= talvez).

A expressão será que reforça o caráter de dúvida já presente na interrogação. Exemplos com será que: Será que você poderia me ajudar aqui? Será que vai chover?

A forma correta de escrita é será de acordo com a Língua Portuguesa.

8 acontecerá, ocorrerá, passar-se-á, dar-se-á, sucederá, realizar-se-á. Exemplo: Você sabe se isso será assim? Decorrerá: 9 decorrerá, correrá, desenrolar-se-á, processar-se-á, transcorrerá.

A forma correta de escrita da palavra é serão. A palavra seram está errada. Serão é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: eles serão.

O pronome "se" pode ter várias funções diferentes da oração. Vejamos todas: 01) Pronome Reflexivo; O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um".

A forma usa-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhado do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica, no caso ele, ela ou você. Entre países civilizados, usa-se a estrutura diplomática.

Significado de Se
Indica indeterminação; algo ou alguém indefinido: ainda não se sabe o resultado? conjunção Introduz uma oração com sentido adicional ao da oração principal: não tinha certeza se ele chegaria. Partindo de alguma coisa; caso: se você conseguir dizer, tentarei entender!

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

«Vamos saber que obras será preciso fazer no túnel» ou «Vamos saber que obras serão precisas fazer no túnel»? A construção correta é será preciso . Quando o sujeito da expressão ser preciso é uma oração, o verbo mantém-se no singular e o adjetivo preciso permanece invariável.

2. Quem dera. É um modo de dizer que se quer muito algo, ou estar no lugar de alguém.

Atenção! Se a palavra "dia" estiver expressa, a concordância será feita, obrigatoriamente, com ela. Assim, só será correta a forma: Hoje é dia 25 de abril.

A forma verbal que geralmente se usa é vou, embora a forma verbal irei seja mais lógica por ser futuro. A forma verbal vou, por ser presente, é mais decisiva. É um presente apenas real na imaginação.

Erro: O pagamento será feito em parcela única. Forma correta: O pagamento será feito de uma só vez.

Que teve utilidade ou proveito: 2 aproveitado, usufruído, fruído, servido, desfrutado, valido, disposto, contado, recorrido, beneficiado, logrado, gasto, consumido.

É urgente ou necessário: 1 insta, é urgente, é premente, é imperioso, deve-se, tem que se, tem de se, é obrigatório, é recomendado, é preciso, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se.

Em “amanhã é um lindo dia”, estamos tratando “amanhã” como substantivo masculino ou como advérbio, deste falarei depois; em “amanhã será um lindo dia”, estamos tratando “amanhã” como advérbio ou como substantivo, i.e., tanto “o amanhã será um dia lindo” quanto “no dia de amanhã, será um dia lindo” funcionam.