É correto falar seja?

Perguntado por: usales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Na Língua Portuguesa, apenas a palavra “seja” é considerada correta. Isso porque, ela faz parte da conjugação dos modos subjuntivo (primeira e terceira pessoas do singular) e imperativo (terceira pessoa do singular) do verbo ser. A palavra seja no subjuntivo expressa incerteza, evidencia dúvida ou impõe uma condição.

O correto é utilizar a palavra "seja" (Alternativa B), ficando a frase da seguinte forma: "Seja o que Deus quiser."

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal.

Sinônimos de “ou seja”
Ou melhor; Quer dizer; Em outras palavras; Isso significa.

1 isto é, ou melhor, quer dizer, melhor dizendo, melhor, ou, em outras palavras, em outros termos, isto significa, assim dizendo, digo, ou por outra.

Para facilitar, quando for verbal o uso, podemos subentender a expressão "que eles sejam do governo, que eles sejam da oposição". Por fim, quando o uso for conjuntivo, não pode haver mistura de elementos (seja e ou), como percebemos no erro clássico abaixo: "Buscamos bons atendentes, seja jovens ou idosos."

No enunciado “Já fazem muitos anos desde que vi aquele show de Caetano Veloso pela primeira vez”, o uso do verbo “fazer” está incorreto; pois, quando indica tempo decorrido, esse verbo é impessoal e, portanto, deve estar no singular: “Já faz muitos anos desde que vi aquele show de Caetano Veloso pela primeira vez”.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

“Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, o servo de todos!” (Mc, 9,35) | Palavra de Vida de Setembro.

Palavra, que quer dizer 'seja', mas dita geralmente por pessoas que lêem Veja e, provavelmente, cometem absurdos do chamado 'gerundismo' pensando ser chique e correto. Geralmente essas pessoas também gostam de utilizar palavras de auto-ajuda em suas frases.

O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.

De acordo com os gramáticos e dicionaristas, ambas as formas estão corretas e podem ser usadas na língua portuguesa. No entanto, "fim de semana" é mais comum e amplamente aceita em diferentes regiões e contextos. Já "final de semana" é mais informal e pode ser usada em contextos mais descontraídos.

Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).

O certo é “sou eu” .

Quando usar a vírgula com “ou seja” e “isto é”?

  1. Ela quer emagrecer, ou seja, vai iniciar a dieta.
  2. Ele não quer falar por telefone, ou seja, irá pessoalmente.
  3. A família dele não gosta de comemorações, isto é, detestam festa.
  4. Ela ensinou o modo de fazer a planilha, isto é, a forma correta.