É correto falar nos quem agradecemos?
Mas nós é que agradecemos é correto e mais natural se o objetivo for realçar que somos nós e não outros quem deve agradecer. 'Nós é quem agradecemos' é incorreto pois 'quem' pede o verbo no singular independentemente da pessoa a quem 'quem' se refere.
Qual o correto eu que ou eu quem?
De acordo com a norma culta da língua portuguesa, você pode usar o “fui eu quem fez” ou o “fui eu que fiz”, só não deve misturar as duas formas.
Sou eu quem estou ou sou eu quem está?
Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito.
Quando usar Agradecemos?
Quando se agradece a alguém, o verbo agradecer é transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a.
...
Se o agradecimento for feito a alguém do sexo masculino, facilmente se verifica que ocorre contração:
- Agradecemos ao professor.
- Agradecemos ao diretor.
- Agradecemos ao médico.
- Agradecemos ao senhor Nicolau.
Como usar palavras de agradecimento?
Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.]
Como eu agradeço uma pessoa?
Para agradecer, um homem deverá dizer obrigado, no masculino, e uma mulher deverá dizer obrigada, no feminino.
- Obrigado!
- Obrigada!
- Muito obrigado!
- Muitíssimo obrigada!
- Obrigado por tudo.
- Obrigado de montão.
- Obrigada de coração!
É correto utilizar na qual?
Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.
Quem fez ou quem fiz?
Fui eu quem fez a caixa. Foste tu quem fez a caixa. Fomos nós quem fez a caixa. Assim sendo, podemos concluir que a forma “fui eu quem fiz” é incorreta.
Qual o plural de quem?
Os pronomes relativos podem ser invariáveis, ou seja, sem gênero (masculino ou feminino) e sem número (singular ou plural): “que”, “quem” e “onde”, mas, também, podem ser variáveis, por apresentarem gênero e número: “o qual”, “os quais”, “a qual”, “as quais”, “cujo”, “cujos”, “cuja”, “cujas”, “quanto”, “quantos”, “ ...
É correto usar Vende-se casas?
É por isso que a resposta correta à pergunta do título é "vendem-se casas". Como não há preposição depois do se e a palavra seguinte está no plural, o verbo também deve ficar no plural.
Sou eu quem responde ou responde?
CONCORDÂNCIA. A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos." "Sou eu quem agradece por tudo."
Porque Vende-se é errado?
Por que o verbo está no singular em “vende-se”? A construção “vende-se casas” deve ser entendida como “alguém vende casas”. O verbo fica no singular porque há um sujeito indefinido. A palavra se atua como pronome indefinido, indeterminador do sujeito.
Qual o correto Vende-se ou Vendem-se?
Esta é uma dúvida muito recorrente, mas a concordância correta está na identificação do sujeito que sofre ação expressa pelo verbo. Portanto, a norma gramatical determina que o correto é “Vendem-se imóveis” e não “Vende-se imóveis”.
Quem pagou ou que pagou?
Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).
Como agradecer no plural?
A mulher ao agradecer deve dizer obrigada. O homem ao agradecer em nome de outras pessoas deve dizer obrigados. A mulher ao agradecer em nome de outras pessoas, incluindo homens e mulheres, deve dizer obrigados. A mulher ao agradecer em nome de outras pessoas, incluindo apenas mulheres, deve dizer obrigadas.
Qual é o correto Agradecemos a sua presença ou agradecemos sua presença?
Dessa forma, “obrigado por a sua presença” não é comumente formada para agradecer e não apresenta nenhum sentido, sendo uma forma incorreta de escrever esta sentença. Sendo a forma mais utilizada e, portanto correta, a forma: “obrigado por sua presença”.
Como fazer um agradecimento simples?
O agradecimento deve ser simples, direto ao ponto e agradável. Agradeça de forma sincera. Você deveria agradecer uma pessoa porque se sente sinceramente grato por algo que ela tenha feito, e não porque alguém o mandou fazê-lo ou porque você sentiu que era necessário.