É correto falar nós fomos?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Concluindo, dentre as opções “Nós fomos” e “Nós famos”, a pronúncia correta é Nós fomos, correspondente ao pretérito perfeito do indicativo.

4 estivemos, andamos, passamos, seguimos, permanecemos. Ocorrer, desenrolando-se: 6 ocorremos, acontecemos, sucedemos, decorremos, evoluímos, transcorremos.

As duas formas estão corretas e dependem da ocasião em que são empregadas. A gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles - leque que não inclui formas como “você” e “a gente”. Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”.

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase.

Como o sujeito do verbo 'vamos' é 'nós', o pronome adequado para se empregar aqui é 'nos', e não 'se'

ª pessoa do plural do presente do indicativo: nós somos.

Forma correta: O pagamento foi feito à vista.

Fomos nós que fizemos. Já o “quem”, um pronome de terceira pessoa, tem um peso maior e o verbo deverá concordar com ele – independentemente de qual outro pronome aparecer antes. Portanto, o certo seria dizer: – Fui eu quem fez.

O termo "todes" é usado pela comunidade não-binária, ou seja, pessoas que não se identificam com o gênero feminino nem com o masculino. Informalmente, foi criada a "linguagem neutra" para utilizar termos que não definam essas pessoas como homem ou mulher, como forma de inclusão e respeito.

Nos é um pronome pessoal oblíquo átono relacionado à primeira pessoa do plural “nós”. Este pronome transmite a ideia de “para nós”, “a nós” ou “em nós”. A professora nos explicou a matéria. Nós é um pronome pessoal do caso reto, mais especificamente o pronome na primeira pessoa do plural.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

O que são pronomes pessoais?

singularplural
1ª pessoaEu avisei.Nós avisamos.
2ª pessoaTu falas muito.Vós falais muito.
3ª pessoaEle chegará logo.Eles chegarão logo.

As duas opções estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Com nós deverá ser utilizado apenas quando houver uma referência às pessoas abrangidas pelo pronome nós: Você vem à praia com nós duas?

Tanto podemos escrever em enviar-nos como em nos enviar. Com uma diferença: em enviar produz um em-en, ou seja, uma cacofonia – que se desfaz pela colocação do pronome entre a preposição e o verbo.

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3.

O pronome nós deverá ser utilizado com o verbo conjugado na primeira pessoa do plural, enquanto a locução a gente deverá vir acompanhada do verbo conjugado na terceira pessoa do singular, pois equivale ao pronome pessoal ela.

Tente atualizar a página. Este verbo só é regular no Pretérito imperfeito e nos Futuros do presente e do pretérito do Modo Indicativo: ia, irei, iria; nas Formas nominais - Infinitivo: ir; Gerúndio: indo; Particípio: ido.

A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram. Vocês foram.

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.

As duas formas de uso são possíveis, desde que o contexto, claro, permita e a pessoa com quem estamos nos comunicando entenda o sentido.

O mesmo que: existimos, acontecemos, vivemos, fazemos, relacionamos, significamos, representamos, estamos.