É correto falar necessidades especiais?
Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) ou Portador de Necessidades Especiais (PNE) são termos incorretos e devem ser evitados, uma vez que não traduzem a realidade de quem possui deficiência . A deficiência não se porta, ela é uma condição existencial da pessoa.
Como são chamadas as pessoas com necessidades especiais?
Nestes casos, a sigla recomendada é PcD, significando “pessoa com deficiência” ou “pessoas com deficiência”.
Qual o sinônimo de necessidades especiais?
Necessidade especial: substituia “deficiência”; Especial: surgiu para amenizar “deficientes”.
O que significa a palavra necessidades especiais?
As necessidades especiais dizem respeito a um conjunto de fatores, de risco ou de ordem intelectual, emocional e física, que podem afetar a capacidade de um indivíduo em atingir o seu potencial máximo.
É correto falar aluno de inclusão?
ALUNO COM DEFICIÊNCIA
É a maneira mais adequada para se referir genericamente aos estudantes com deficiência. NÃO USE: Não fale “aluno de inclusão”: a escola deve incluir a todos.
É correto usar o termo portador de autismo?
Termos como “criança especial”, “portador de necessidades especiais”, “portador de autismo” não são utilizados. Pela lei, o termo correto é Criança com Deficiência ou Pessoa com Deficiência. O mesmo vale para a preferência na utilização do termo pessoa autista e não pessoa com autismo.
É correto dizer deficiência mental?
Formalmente, devemos manter a palavra deficiência no singular. Por exemplo: pessoas com deficiência visual (e não pessoas com deficiências visuais). Outro exemplo: pessoas com deficiência intelectual (e não pessoas com deficiências intelectuais).
Qual o termo correto cego ou deficiente visual?
Para se referir a uma pessoa com perda total da visão ou com pouquíssima capacidade visual, isto é, com cegueira, utilizamos a palavra cego.
Quando falamos de inclusão falamos de?
Quando falamos de inclusão, falamos de liberdade. De cada um poder ser quem é, respeitando a liberdade do outro.
Como se referir a pessoas com deficiência mental?
14. doente mental (quando se referir a uma pessoa com deficiência intelectual) TERMO CORRETO: pessoa com deficiência intelectual (esta deficiência ainda é conhecida como deficiência mental).
O que é PDC em um currículo?
Você sabe o que é PcD no currículo? A sigla é a abreviação de "Pessoa com Deficiência". O termo é utilizado para se referir às pessoas com deficiência mental, física, sensorial ou intelectual, seja ela de nascença ou adquirida após uma doença ou acidente.
Qual palavra substitui especial?
2 excelentes, importantes, grandes, notáveis, extraordinários, eminentes, ilustres, famosos, incomuns, invulgares, célebres, insignes, distintos, raros, prestigiados, renomados, consagrados, afamados, supremos, egrégios, magnificentes, famigerados, opimos.
O que colocar no lugar de necessidades?
4 imposições, obrigações, inevitabilidades, indispensabilidades, imprescindibilidades, primordialidades, conveniências, utilidades, deveres.
Quais são os tipos de necessidades especiais?
As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.
Como são definidos alunos com necessidades especiais?
No Plano Nacional de Educação brasileiro, são considerados alunos com NEE aqueles com deficiências visual e auditiva, deficiência intelectual, deficiência física, transtorno global de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades.
Por que não se usa mais expressões como pessoas com necessidades especiais ou portadores de necessidades?
“pessoas portadoras de deficiência”.
Pela lei do menor esforço, logo reduziram este termo para “portadores de deficiência”. O “portar uma deficiência” passou a ser um valor agregado à pessoa. A deficiência passou a ser um detalhe da pessoa.
O que é inclusão de alunos com necessidades especiais?
A proposta de inclusão, propõe que os sistemas educacionais passem a ser responsáveis por criar condições de promover uma educação de qualidade para todos e fazer adequações que atendam às necessidades educacionais especiais dos alunos com deficiência. Sassaki (1998,p.
Que palavra substitui inclusão?
Alguns dos principais sinônimos de inclusão são: introdução; colocação; incorporação; inserção; integração; envolvimento; enquadramento; abrangimento; abarcamento; e encerramento.
Qual é a diferença entre educação especial e inclusiva?
Enquanto na educação especial, nós encontramos um ensino voltado exclusivamente para alunos com necessidades especiais, na educação inclusiva, todos recebem o mesmo ensino, porém utilizando recursos diferentes dependendo da necessidade.