É correto falar necessidades especiais?

Perguntado por: dbotelho7 . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) ou Portador de Necessidades Especiais (PNE) são termos incorretos e devem ser evitados, uma vez que não traduzem a realidade de quem possui deficiência . A deficiência não se porta, ela é uma condição existencial da pessoa.

Nestes casos, a sigla recomendada é PcD, significando “pessoa com deficiência” ou “pessoas com deficiência”.

Necessidade especial: substituia “deficiência”; Especial: surgiu para amenizar “deficientes”.

As necessidades especiais dizem respeito a um conjunto de fatores, de risco ou de ordem intelectual, emocional e física, que podem afetar a capacidade de um indivíduo em atingir o seu potencial máximo.

ALUNO COM DEFICIÊNCIA
É a maneira mais adequada para se referir genericamente aos estudantes com deficiência. NÃO USE: Não fale “aluno de inclusão”: a escola deve incluir a todos.

Termos como “criança especial”, “portador de necessidades especiais”, “portador de autismo” não são utilizados. Pela lei, o termo correto é Criança com Deficiência ou Pessoa com Deficiência. O mesmo vale para a preferência na utilização do termo pessoa autista e não pessoa com autismo.

Formalmente, devemos manter a palavra deficiência no singular. Por exemplo: pessoas com deficiência visual (e não pessoas com deficiências visuais). Outro exemplo: pessoas com deficiência intelectual (e não pessoas com deficiências intelectuais).

Para se referir a uma pessoa com perda total da visão ou com pouquíssima capacidade visual, isto é, com cegueira, utilizamos a palavra cego.

Quando falamos de inclusão, falamos de liberdade. De cada um poder ser quem é, respeitando a liberdade do outro.

14. doente mental (quando se referir a uma pessoa com deficiência intelectual) TERMO CORRETO: pessoa com deficiência intelectual (esta deficiência ainda é conhecida como deficiência mental).

Você sabe o que é PcD no currículo? A sigla é a abreviação de "Pessoa com Deficiência". O termo é utilizado para se referir às pessoas com deficiência mental, física, sensorial ou intelectual, seja ela de nascença ou adquirida após uma doença ou acidente.

2 excelentes, importantes, grandes, notáveis, extraordinários, eminentes, ilustres, famosos, incomuns, invulgares, célebres, insignes, distintos, raros, prestigiados, renomados, consagrados, afamados, supremos, egrégios, magnificentes, famigerados, opimos.

4 imposições, obrigações, inevitabilidades, indispensabilidades, imprescindibilidades, primordialidades, conveniências, utilidades, deveres.

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

No Plano Nacional de Educação brasileiro, são considerados alunos com NEE aqueles com deficiências visual e auditiva, deficiência intelectual, deficiência física, transtorno global de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades.

“pessoas portadoras de deficiência”.
Pela lei do menor esforço, logo reduziram este termo para “portadores de deficiência”. O “portar uma deficiência” passou a ser um valor agregado à pessoa. A deficiência passou a ser um detalhe da pessoa.

A proposta de inclusão, propõe que os sistemas educacionais passem a ser responsáveis por criar condições de promover uma educação de qualidade para todos e fazer adequações que atendam às necessidades educacionais especiais dos alunos com deficiência. Sassaki (1998,p.

Alguns dos principais sinônimos de inclusão são: introdução; colocação; incorporação; inserção; integração; envolvimento; enquadramento; abrangimento; abarcamento; e encerramento.

Enquanto na educação especial, nós encontramos um ensino voltado exclusivamente para alunos com necessidades especiais, na educação inclusiva, todos recebem o mesmo ensino, porém utilizando recursos diferentes dependendo da necessidade.