É correto falar minha cônjuge?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Definitivamente, fiquemos com o VOLP: correto é tão só o cônjuge e a cônjuge.

Cônjuge é um substantivo que corresponde ao indivíduo que está em uma relação conjugal, ou seja, que é casado oficialmente. Chama-se o cônjuge uma das partes no matrimônio, em relação à outra parte. Por exemplo, se João casar com Maria, João é o cônjuge de Maria. Também dizemos que Maria é o cônjuge de João.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinomaridomaridos
Femininoesposaesposas

Sendo assim, existe, ou até então existia, uma desequiparação, para fins sucessórios, entre os cônjuges (família formada pelo vinculo do casamento) e os companheiros (família constituída por união estável).

esposo {masculino}
cónyuge {m./f.}

Cônjuges é o plural de cônjuge. O mesmo que: esposas, consortes, esposos.

esposas {f. pl.} esposo {m.}

1 cônjuge, companheira, consorte, dona, mulher, patroa, senhora.

Sinônimo de casal

  1. Marido e mulher: 1 consortes, cônjuges, esposos, marido e mulher.
  2. Duas coisas iguais: 2 díade, par, parelha.
  3. Pequena propriedade rural: 3 chácara, fazenda, granja, herdade, quinta, sítio.
  4. Pequeno povoado:

A forma [companheira]pode ser [feminino singular de companheiro] , [nome feminino plural] ou [nome feminino] .

Já era o tempo em que ao casar a esposa necessariamente adotava o sobrenome do marido. Por outro lado, hoje em dia, é o marido que pode adotar o nome da família da mulher. Mas também podem ficar cada um com o nome que chegou à união. E mais: é possível até mesclar os sobrenomes.

Resumindo e respondendo à pergunta inicial, quem vive em união estável não é considerado casado, mas sim, possui uma relação equiparada em alguns aspectos ao casamento perante a lei. O status civil dessas pessoas é de solteiro(a), mas é possível formalizar a relação por meio do casamento civil, caso desejem.

A dúvida sobre a ordem dos sobrenomes está entre as mais comuns, especialmente qual sobrenome passa para a esposa, e a resposta é simples: na ordem que o casal preferir! O mais usual no Brasil é que o último sobrenome seja o do homem, mas não há qualquer obrigatoriedade legal.

Assim, diz que marido é «homem unido a uma mulher pelo casamento; esposo», e esposo, por sua vez, trata-se de «homem casado, em relação à sua mulher; marido». Embora a palavra esposo seja menos usada que marido, nada impede a sua utilização em qualquer dia após o casamento.