É correto falar junto ao?

Perguntado por: dgonzaga . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

A expressão junto a significa ao lado de, junto de. É muito comum, no entanto, o uso inadequado da expressão nos sentidos de entrar com pedido junto ao STF, protocolar requerimento junto à secretaria, contratar empréstimo junto ao banco. Fique atento e use a preposição que o verbo exigir.

Junto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Conforme o termo que vier a seguir, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Ele vive junto a mim. Ele vive junto a você.

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

De acordo com o dicionário ESTAR JUNTO é algo que se uniu, está ligado, que se completa com outros. E quando se trata de pessoas precisamos nos UNIR a outros para se RELACIONAR, COMPARTILHAR, SE CONECTAR.

“Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”.

De acordo com a norma culta da língua, a primeira oração está equivocada! O correto é: "entre mim e você" ou "entre mim e ti"! Esse fato é justificado pelo emprego do pronome oblíquo após preposição (entre), em vez do pronome pessoal.

O pronome regido pela preposição entre deve aparecer na forma oblíqua. Assim, é correto dizerentre mim e ele, entre ela e ti, entre mim e ti.

A forma correta é entre mim e você. Entre eu e você está errado. Após a preposição entre não pode ser utilizado o pronome pessoal reto eu, porque os pronomes pessoais retos assumem a função de sujeito.

A crase não deve ser empregada junto a pronomes de tratamento, exceto em alguns casos, como "senhora(s)". Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de pronomes de tratamento, o acento grave indicativo da crase não é admitido.

É interessante lembrar que o uso do acento indicativo da crase é facultativo antes dos pronomes possessivos femininos: “Estou à sua disposição ou a sua disposição” (= ao seu dispor ou a seu dispor). Portanto, o correto é “Estou à disposição”.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Uma perguntinha para você: É correto iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono? A resposta é simples: não, pelo menos não nos textos escritos que pretendem adequar-se à norma culta da língua.

2. A preposição “a” não deve ser utilizada após a preposição “perante”. Exemplo: Quando o resultado das provas foi divulgado, ela chorou perante a todos.

É errado usar “onde” para indicar o que não é um lugar. Ele deve ser substituído por termos como: que, em que, no qual, nos quais, quando, de maneira que melhor se adapte na frase. Veja mais exemplos: Assisti ao espetáculo onde o vilão vira o mocinho –> Errado.

o “mesmo” está correto quando denota ideias como “justamente, de fato, até, ainda”. Pense em frases semelhantes a “É aqui mesmo que quero morar quando estiver mais velho”; o “mesmo” também é adequado quando falamos da exata mesma coisa já referida.

Devemos, portanto, evitar construções como estas: 1) “Conversamos com a vítima, e a mesma confirmou o ocorrido.” Nesse caso, no lugar de “a mesma”, o melhor é usar o pronome pessoal “ela” ou o pronome relativo “a qual”.

Estar junto com alguém significa crescer e transcender espiritualmente. Pleno prazer sem sofrer, nem abrir mão da sua maior essência, valores essenciais; imutável crença, fé em Deus e os Seus santos desígnios.

Sonhar que seu amor está te traindo com um amigo ou amiga é realmente um pesadelo. Esse tipo de sonho está relacionado ao seu medo de perder esse namoro sem poder fazer nada. Porém isso está muito mais ligado a você mesmo, suas atitudes e sentimentos. É o momento de buscar manter a estabilidade emocional.