É correto falar indígena?

Perguntado por: vdantas . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, a Secom adota o termo Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de Dia do Índio.

O termoíndio”, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), surgiu de uma confusão cometida por Cristóvão Colombo, tido como “descobridor” das Américas. Ao chegar no continente ele acreditava estar, nas Índias, e por isso os povos que aqui habitavam foram genericamente nomeados “índios”.

O termo "índio" é inadequado porque é uma generalização, que iguala todos os povos desrespeitando as diferenças culturais em geral, além de ser um erro causado pelo olhar do Europeu colonizador, que achou que tinha chegado à Índia.

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, a Secom adota o termo Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de Dia do Índio.

É por isso que não podemos dizer que existe uma única “cultura indígena”: cada comunidade tem seu modo de ser. Existem, portanto, muitas culturas indígenas!

Significado de Indígena
Etimologia (origem da palavra indígena). Do latim indigena.ae, "natural do lugar que habita".

A história é que em 1492, o navegador Cristóvão Colombo e os tripulantes que viajavam com ele acreditaram estar chegando na Índia, por isso chamaram os nativos do continente americano de índios. Com o passar do tempo, o termo começou a ser associado a conceitos negativos e preconceituosos.

Indígena ou aborígine, como ensina o dicionário, quer dizer "originário de determinado país, região ou localidade; nativo". Aliás, nativos e autóctones são outras expressões usadas, ao redor do mundo, para denominar esses povos.

Quem nasce na Índia é indiano: Os indianos são falantes, sorridentes e coloridos.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba. Na região do Xingu, no Mato Grosso, diversos povos diferentes, como os Mehinako, os Kuikuro, os Kalapalo e os Kawaiwete, usam variações dessa palavra.

Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar. Observem que essa é a lógica colonial, a lógica do poder, a lógica da dominação.” Dessa forma, o indicado é substituir a palavra por “povo”.

Os índios estavam sendo massacrados pela sua resistência para se tornar escravos e também à conversão a fé católica, então tendo sua maioria exterminados. Era necessário repor os escravos perdidos durante o massacre, então foram substituídos por escravos africanos.

O nome Tupã (o Deus do Trovão dos indígenas) é uma homenagem aos primitivos habitantes do local. O desenvolvimento do município teve a participação dos imigrantes letões, japoneses, portugueses, italianos e espanhóis.

A língua, a forma de organização social e política, os rituais, os mitos, as formas de expressão artística, as habitações e a maneira de se relacionar com o meio ambiente são exemplos de fatores que se diferenciam.

Os primeiros povos indígenas provavelmente tinham pelos. Mas os que eram peludões acumulavam muita umidade junto do corpo, tornando-os mais suscetíveis a doenças. Os que melhor se adaptavam e não morriam antes de reproduzir eram os com biotipo nadador olímpico: lisinhos, sem pelos para carregar umidade.