É correto falar Hétera?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

“Hétero”, com acento mesmo, é uma novidade – já nem tão nova – que o português brasileiro inventou como forma reduzida de “heterossexual”. Trata-se de uma palavra que pode ser empregada como adjetivo ou como substantivo de dois gêneros – não existe hétera.

Significado de Héteros
Héteros é o plural de hétero. O mesmo que: heterossexuais.

Homossexual: sente-se atraída por alguém do mesmo gênero.

Uma pessoa hétero pode escolher usar qualquer pronome tipo ela/ele/elu.

A orientação sexual é a atração ou ligação afetiva que se sente por outra pessoa. Indivíduos que gostam de outros do sexo oposto (homem que se interessa por mulher ou mulher que se interessa por homem) são chamados de heterossexuais (ou heteroafetivos).

Mas a gíria “hétero top”, nas redes sociais se referem de maneira negativa ao homem. Na web, um hétero top é o indivíduo que tem a necessidade de mostrar para a sociedade o quanto ele é hétero, sendo consequentemente machista.

STRAIGHT
Acho que ele é hétero.

Repulsa em relação a ou preconceito contra a heterossexualidade ou os heterossexuais.

Hétero top: como surgiu a expressão
Para entender o uso da gíria atualmente é necessário retornar ao ano de 2010, quando a palavra 'top' começou a ser usada com mais frequência por pessoas heterossexuais, principalmente homens jovens, como forma de definir algo muito bom.

Elemento designativo de seis (ex.: hexadáctilo).

Esteriótipo de pessoa que não se distoa do padrão. Pessoas com ego inflado, personalidade vazia e se veste conforme o grupo em que está inserido. Normalmente fã de sertanejo universitário, funk e cultua o alcoolismo.

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”. Além dos pronomes, os substantivos e os adjetivos também podem ter a vogal temática substituída.

“Ela/dela”, “Ele/dele”, “Elu/delu”, “Ile/dile” são algumas dessas possibilidades. Com “ela” e “ele” você, provavelmente, está familiarizado desde que nasceu. Já “Elu/delu” e “Ile/dile” são pronomes considerados “neutros” e integram sistemas da chamada linguagem não binária – também conhecida como linguagem neutra.

As opções de gênero disponíveis incluem homem trans, mulher trans, pessoa trans, intersexo, não binário, agênero e pangênero, entre muitos outros. Em relação aos pronomes, o usuário pode optar por ela/dela, ele/dele, elu/delu, iel/ellui e il/lui, entre as alternativas.

Quando um grupo homens heterossexuais e cisgêneros sente sua masculinidade afetada por uma bandeira arco-íris na sua timeline do Facebook, você pode…

Podendo você ser lésbica, gay, bissexual, hétero, assexual ou como preferir ser.