É correto falar eu pus?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

A palavra puz, com z, está errada. Pus, enquanto verbo, é a forma conjugada do verbo pôr na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: eu pus. Enquanto substantivo, se refere a um líquido amarelado que se forma em feridas e infecções.

A forma correta é pu-la.

A maneira certa de escrever a palavra é pus, portanto a palavra puz com a consoante “z” está incorreta. Como substantivo, pus se refere a uma secreção amarelada formada nas feridas e nas infecções.

Pus, enquanto verbo, é a forma conjugada do verbo pôr na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: eu pus. Enquanto substantivo, se refere a um líquido amarelado que se forma em feridas e infecções.

5 sinônimos de pus para 1 sentido da palavra pus: Líquido amarelado em feridas e infecções: 1 purulência, sânie, supuração, vurmo, icor.

Abcesso. O abcesso é uma coleção de material purulento (pus) que normalmente se forma devido a uma infecção por bactéria.

Líquido amarelado que se forma nos pontos de infecção e que é constituído por resíduos de leucócitos e de micróbios. 2. Matéria, icor, sânie. Plural: puses.

Purulenta – Pus é sinal de infecção por bactérias. É grossa e geralmente tem uma coloração esverdeada ou amarelada.

A cor amarela representa o pus (exsudato purulento) no interior da ferida. Apresenta textura espessa, em geral odor, e a coloração varia de esverdeada até amarelo-escura.

Comprimir delicadamente a ferida para espremer o pus.

Os abscessos na pele não passam despercebidos. Os sintomas, além da aparição do cisto, vêm acompanhados de dor pulsante, vermelhidão em cima e ao redor e febre em alguns casos. Eles podem ou não vazar o pus acumulado, e quando isso acontece é perigoso pois pode desencadear outros processos inflamatórios no organismo.

Catarro verde e grosso
O catarro pode ficar verde e grosso se houver uma grande quantidade de pus, acompanhado de mau cheiro. A cor verde é causada pela presença de um tipo de célula de defesa que contém um composto verde chamado mieloperoxidase.

Use soro fisiológico morno. O ideal é que seja feita por um profissional com a utilização de uma pressão no leito da ferida. Além disso, não se deve usar água e sabão. Existem substâncias específicas à base de polihexanida para combater a infecção.

Significado de Infectar
verbo transitivo Infeccionar, tornar infecto: o calor infecta as águas estagnadas. Contaminar por germes infecciosos.

Ambas as formas existem, porém pertencem a tempos verbais diferentes. Na linguagem falada, é bastante comum as pessoas dizerem "podia" ao invés "poderia", até por ser uma palavra mais simples.

  1. - diz (tu) diga (ele/ela) digamos (nós) dizei (vós) digam (eles/elas)
  2. - não digas (tu) não diga (ele/ela) não digamos (nós) não digais (vós) não digam (eles/elas)
  3. para dizer (eu) para dizeres (tu) para dizer (ele/ela) para dizermos (nós) para dizerdes (vós) para dizerem (eles/elas)

pus {subst.} pus-filled {adj.}

O catarro é uma secreção que se forma no interior das vias aéreas ou do pulmão após uma infecção. Na realidade, é material purulento (com pus) que está sendo expelido pela pessoa”, afirma o especialista.

Um panarício é uma infecção do tecido mole (polpa) na ponta dos dedos, geralmente causada por bactérias. Um panarício pode causar bolsas de pus (abscessos) dentro da ponta do dedo, que criam pressão e matam os tecidos adjacentes. A ponta do dedo fica bastante quente, inchada e rígida, com uma dor intensa e latejante.

Edema. Um edema nada mais é do que inchaço em alguma parte do corpo. Porém, também poder ser um problema sério, que resulta da saída excessiva de líquidos dos vasos sanguíneos para os tecidos do corpo.

Hematoma. O hematoma surge quando o sangue sai do interior dos vasos e se acumula em algum tecido ou órgão do corpo, causando uma mancha roxa.