É correto falar eu meço?

Perguntado por: imorais . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Medir é um verbo anômalo. Isso significa que sua conjugação é irregular. Não dizemos eu medo ou eu mido, mas eu meço, com cê-cedilha.

É uma forma de expressar que fará algo não importa como, que dará tudo de si. É melhor não medir esforços para fazer o que você gosta.

Meça ou messa
A forma escrita messa não existe na Língua Portuguesa. O verbo medir é um verbo irregular, e não segue a mesma padronização de conjugação que os demais verbos terminados em IR. Mas nenhuma de suas possíveis conjugações é escrita com SS, sempre com Ç, como meço, meças, meçamos, meçais e meçam.

Conjugação do verbo: medir

  1. Presente. eu. meço. tu. medes. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. media. tu. medias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. medirei. tu. medirás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. meça. que tu. meças. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. medir. se tu. medires. ...
  6. Pessoal. eu. medir. tu. medires. ...
  7. eu. mediria. tu. medirias. ele/ ela/ você

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Significado de Mereço
Mereço vem do verbo merecer.

[Figurado] Fazer a avaliação de algo ou de alguém de maneira ponderada: medir o caráter de alguém; medir a influência de alguma coisa.

[Figurado] Ação de utilizar moderadamente: meça suas palavras! [Figurado] Avaliação da importância de: meça os efeitos de suas ações. Etimologia (origem da palavra meça).

Medidos é o plural de medido. O mesmo que: adequados, avaliados, calculados, ponderados, prudentes.

O mesmo que: afiram, mensurem, avaliem, calculem.

Ambas as formas – aferir e medir – estão corretas, de acordo com o Dicionário da Academia Brasileira de Letras.

Mediu vem do verbo medir. O mesmo que: aferiu, mensurou, avaliou, calculou.

Quando tratamos do verbo “medir” precisamos nos atentar ao uso deste verbo no momento de criar os indicadores de processos de mudança social, ou seja, os indicadores podem nos trazer dados qualitativos.

Assim como no caso do verbo “perder”, a maioria das conjugações do verbo “medir” segue o padrão dos verbos regulares. Esse verbo é classificado como irregular por seu radical alterado na conjugação “peço”, na 1ª pessoa do presente do indicativo, bem como as do imperativo.

1 Determinar a medida ou a grandeza de algo utilizando um instrumento de medição; mensurar. 2 Avaliar algo de maneira aproximada, sem uso de instrumentos de medição; calcular. 3 Ter determinado comprimento, altura, extensão etc.

Lista de Verbos Irregulares

  • Da primeira conjugação: averiguar, dar, estar, passear.
  • Da segunda conjugação: caber, crer, fazer, ler, poder, pôr, querer, saber.
  • Da terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair.

Pertencem a este grupo os verbos: aturdir, brandir, carpir, colorir, delir, demolir, exaurir, explodir, extorquir, fremir, puir, retorquir, entre outros.

Para saber se um verbo é regular ou irregular, basta conjugá-lo no presente ou no pretérito perfeito do indicativo. Se nesses dois tempos ele seguir o modelo dos verbos regulares, também será regular nos demais tempos. Se não, ele é irregular.

Aonde ou onde: Qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

- em orações explicativas, deve(m) ser colocada(s) vírgula(s) para separar essa explicação. Ex.: Juliana, cuja oratória encantava os alunos, decidiu realizar projetos na escola. - em orações restritivas, não se usa a vírgula antes de cujo e suas variáveis. Ex.: A pasta cujos documentos seriam assinados foi apagada.

Continuar lendo É Mido ou Meco?