É correto falar agente fomos?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Assim, se queremos dizer que nós fomos à festa ontem, devemos escrever que “A GENTE (separado) foi à festa ontem”. Perceba que embora a palavra A GENTE escrita separadamente expresse uma ideia de plural (a ideia de nós) o verbo deve ser empregado no singular.

Agente deve ser utilizado para designar o sujeito da ação, uma pessoa que age ou realiza uma operação. Pode ser considerado um sinônimo de gestor, espião, investigador, entre outros. O termo não sofre variação de acordo com o gênero. Ou seja, é sempre da mesma forma, independente de se referir ao feminino ou masculino.

“A gente” escrito separado é uma maneira informal de referir-se à primeira pessoa do plural, o pronome “nós”, e deve sempre ser usado no singular. Já, “agente”, é um substantivo que trata daquele que atua.

fomos Fomos vem do verbo ir. O mesmo que: saímos, partimos, comparecemos, aparecemos, apresentamos, caminhamos, locomovemos,...

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

1 agenciador, intermediário, negociador, negociante, comissário, corretor, operador, executor, funcionário, factótum. Exemplo: Consulte as possibilidades de investimento com um agente do banco.

1 sinônimo da palavra a gente: Em linguagem informal: 1 nós.

Enquanto a expressão “nós” é um pronome do caso reto, indicado a 1ª pessoa do plural (Ele + Eu, por exemplo), “a gente” é uma locução pronominal que expressa a mesma ideia de sentido de nós (uma vez que para existe “a gente”, é necessário mais de uma pessoa).

O que é Agente:
Agente é aquele que age, que opera ou atua, é o que pratica a ação.

Segundo as definições dos dicionários da Língua Portuguesa, agente “é aquele age, que exerce alguma ação, que produz algum efeito, que agencia ou trata de negócios, encarregado da direção de uma agência”. Dessa forma, empregamos a palavra agente apenas como substantivo comum.

agentes | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Por isso, a conjugação de verbos com a expressão “a gente” deve ser feita na terceira pessoa do singular, enquanto a conjugação com o pronome “nós” deve ser feita na primeira pessoa do plural. Por exemplo: Nós vamos viajar. A gente vai viajar.

“A gente” é formado pelo artigo definido feminino singular a somado ao substantivo gente, formando uma locução pronominal. Mas, ao contrário de “nós”, “a gente” deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Então fique atento na hora da conjugação. A gente gosta muito de cachoeiras.

Conosco ou com a gente
Em linguagem coloquial é mais comum o uso da expressão com a gente. Essa expressão, contudo, deverá apenas ser usada em linguagem informal, sendo substituída pelo pronome conosco em contextos formais.

Nos movemos, andamos, conduzimos, seguimos.

A forma verbal que geralmente se usa é vou, embora a forma verbal irei seja mais lógica por ser futuro. A forma verbal vou, por ser presente, é mais decisiva. É um presente apenas real na imaginação.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal.

Um ouvinte questiona se estão corretas as expressões 'vou ir' ou 'irei passar', em que as formas do verbo 'ir' são usadas como auxiliares para indicar a ideia de futuro. De acordo com professor Pasquale, apesar de causarem certo estranhamento, as frases estão corretas e constam em diversos registros.

Um agente de saúde é um profissional fundamental no sistema de saúde, desempenhando um papel crucial na promoção, prevenção e assistência à saúde da comunidade.