É correto falar a gente quer?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Quando utilizamos a locução pronominal a gente, queremos dizer nós, sendo uma locução semanticamente equivalente a esse pronome pessoal. A expressão a gente deverá ser conjugada na terceira pessoa do singular: a gente vai, a gente quer, a gente fala, a gente sabe,… A gente não vai ao cinema.

“A gente” é formado pelo artigo definido feminino singular a somado ao substantivo gente, formando uma locução pronominal. Mas, ao contrário de “nós”, “a gente” deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Então fique atento na hora da conjugação. A gente gosta muito de cachoeiras.

Devemos escrever a letra A (artigo definido feminino singular) separada da palavra GENTE (substantivo) quando estivermos nos referindo, de uma maneira informal, à primeira pessoa do plural, o NÓS. Assim, se queremos dizer que nós fomos à festa ontem, devemos escrever que “A GENTE (separado) foi à festa ontem”.

1 sinônimo da palavra a gente: Em linguagem informal: 1 nós.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Na hora de conjugar o verbo que acompanha o termo 'a gente', ele deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Ou seja, o mais correto é falar 'A gente vai' ou 'Nós vamos'. A conjugação para a locução é diferente do pronome 'nós', apesar de serem semelhantes semanticamente. - A gente vai ao shopping hoje.

O pronome nós deverá ser utilizado com o verbo conjugado na primeira pessoa do plural, enquanto a locução a gente deverá vir acompanhada do verbo conjugado na terceira pessoa do singular, pois equivale ao pronome pessoal ela.

A expressão há gente é formada pelo verbo 'haver' no presente do indicativo e o substantivo 'gente'. A expressão há gente é a mesma que 'tem gente' ou 'existem pessoas' e deve ser empregada somente nesse contexto.

Tha, “fala para nós” não está errado e até entra na linguagem formal; “fala para a gente” ou “fala pra gente” estão corretos (vê flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/1039), mas são informais.

“A gente” escrito separado é uma maneira informal de referir-se à primeira pessoa do plural, o pronome “nós”, e deve sempre ser usado no singular. Já, “agente”, é um substantivo que trata daquele que atua.

A forma correta de escrita da palavra é somos, se quisermos referir a forma conjugada do verbo ser na 1. ª pessoa do plural do presente do indicativo: nós somos.

Vamos indo (ou andando) é uma excepção idiomática. Seria mais correcto eu ter escrito que o verbo ir não pode ser seguido pelo seu próprio infinitivo (vamos ir).

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal.

A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê? Monossílabo átono: O que você quer?

"A gente" é uma locução pronominal com o mesmo valor do pronome pessoal "nós". Embora tenha um sentido plural, é um sujeito que está no singular. Qual deverá ser a conjugação do verbo que vem a seguir: "a gente vai" ou "a gente vamos embora"?

trio | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.

Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

O verbo ir, sendo um verbo transitivo indireto, estabelece regência verbal com um objeto indireto através da presença de uma preposição. Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).

“Ir para algum lugar” dá ideia de permanência longa ou definitiva; “Ir a algum lugar” dá ideia de permanência curta.

A expressão correta é «a gente vai», com a forma verbal no singular (ou seja, «vai» – e não «vamos»). A palavra «gente», que é um nome coletivo, significa um conjunto de pessoas; porém, é um nome singular; por isso é que a forma verbal tem de estar na 3.