É correto escrever qualquer dúvida estou à disposição?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

1ª) Estou a disposição ou à disposição? O certo é: "Estou à disposição". Para provar que há crase (preposição "a" + artigo definido feminino "a"), basta substituir a palavra feminina (=disposição) por uma masculina (=dispor): "Estou ao dispor" (ao = à).

Exemplos:

  • Estou à disposição para te ajudar na mudança.
  • Ele se colocou à disposição para tirar dúvidas sobre o assunto.
  • Após a aula, continuarei na sala à disposição para responder questões.
  • Em horário comercial, ela fica à disposição.

Devemos usar à disposição ou a disposição? Se o sentido da frase for dizer que algo ou alguém está disponível, então devemos usar a crase sim.

Já com a vírgula: “Qualquer dúvida, estamos à disposição”, é muito mais natural, correspondendo a uma correta pronúncia. Portanto, neste caso, há vírgula após a palavra “dúvida”.

7 desejo, propósito, intento, intenção, objetivo, pretensão, desígnio, intuito, projeto. Exemplo: Decidi respeitar a disposição dos meus pais.

Na frase "Permanecemos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos QUE SE FAÇAM ou QUE SE FIZEREM necessários", qual é a forma verbal correta? Tanto faz. As duas formas são corretas. A diferença é PRESENTE (= que se façam) ou FUTURO (= que se fizerem).

Quando não usar a crase:
Diante de verbos: Estou disposto a estudar. Nas expressões formadas por palavras repetidas: Ficamos frente a frente. Quando um a (sem o s do plural) estiver diante de uma palavra no plural (nesse caso, temos apenas a preposição): Falava a pessoas inteligentes.

Estar pronto para auxiliar, ajudar: estou à disposição. Ter à sua disposição. Ter ao seu alcance, poder dispor de: tenho muitos livros à minha disposição.

Existem diversas maneiras de finalizar um email, e todas devem estar adequadas ao restante do texto. As opções mais utilizadas nas despedidas formais são cordialmente e atenciosamente. Se você está em uma situação extremamente informal, vale enviar um “até breve” ou mesmo um abraço.

A forma correta é à-vontade. É um nome com o significado de «desinibição». À vontade é uma expressão que significa «descontraidamente; sem constrangimento», como por exemplo: – Ele comeu à vontade sem se preocupar com a dieta.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Logo, tanto a seu dispor quanto ao seu dispor estão corretos.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.

a) A expressão em destaque se relaciona ao termo "disposição", que se classifica como substantivo.

6 mandar, ordenar, estabelecer, determinar, decretar, prescrever, deliberar, decidir, resolver, preceituar, estatuir, sentenciar, sistematizar, coordenar, controlar, comandar.

O pronome possui regras próprias de concordância nominal e verbal. Quanto à concordância nominal, não existe maiores dificuldades, pois QUALQUER deve concordar com o termo a que se refere. Se o referente estiver no singular, usa-se QUALQUER; se estiver no plural, usa-se QUAISQUER.

Significado de Esclarecimento
substantivo masculino Ação ou efeito de esclarecer. Ação ou efeito de clarear; ação de fazer com que o sentido seja explicado; elucidação. Aquilo que elucida ou explica; informação: o acusado prestou esclarecimento na delegacia.

Singular: Posso esclarecer qualquer dúvida que você tenha. Plural: Posso esclarecer quaisquer dúvidas que você tenha. No plural da palavra qualquer apenas “qual” sofre flexão, passando para “quais”. A marca de plural fica no meio da palavra, porque “quer” permanece invariável.