É correto escrever por mim tudo bem?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

O mesmo que "da minha parte". Por mim, tudo bem.

Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

1 de acordo, apoiado, certo, compreendido, entendido, ótimo, OK, está bem, tudo certo, tudo correto, tudo em ordem, isso, assim mesmo, muito bem, concordo, afirmativo, positivo.

Mim: pronome oblíquo tônico que exerce a função de objeto direto. Sempre vem acompanhado de preposição.
...
Veja os exemplos:

  1. Deixou o trabalho para eu fazer. CORRETO.
  2. Deixou o trabalho para mim fazer. ...
  3. Nuno guardou o presente para eu ver. ...
  4. Nuno guardou o presente para mim ver.

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

Erro: Estou bem e você! Forma correta: Estou bem, e você? É importante lembrar que a interrogação é fundamental quando se faz uma pergunta, mesmo que haja a intenção de passar a ideia de empolgação.

Abreviação da expressão "tudo bem".

1. TDB. Equivalente ao “top” dos anos 2000, as iniciais “TDB” significam “tudo de bom”.

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Fazer elogios: 1 exaltar, enaltecer, aplaudir, louvar, celebrar, gabar, bendizer, glorificar, engrandecer, elevar, preconizar, vangloriar, prestigiar, valorizar, endeusar, encomiar, decantar, encarecer, incensar, bajular.

O que é Eloquente:
Ser eloquente é a arte de falar bem, é ter o dom da oratória.

Ser eloquente, ter facilidade em se comunicar verbalmente.

4) Nas palavras de Laudelino Freire, "é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo"3.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Mim, com m final, é um pronome pessoal oblíquo tônico: para mim, de mim, por mim. Min, com n final, é a forma abreviada da palavra minuto: 15min, 30min, 60min.

Mim e me são pronomes oblíquos da primeira pessoa do singular, assim como comigo. Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.

Você já ouvir dizer que mim não conjuga verbo? É justamente porque o pronome “eu” vai aparecer antes de verbos, no momento em que estivermos indicando uma ação.

MIM não conjuga verbo quem conjuga verbo são os pronomes do caso reto: EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES. Estão vendo algum MIM entre estes pronomes? Mim é um pronome oblíquo tônico e surge após uma preposição: para mim, de mim, por mim.

O correto é "me ajuda", uma vez que o pronome "mim" é utilizado somente no final de frases, além de que ele não conjuga verbo.

are you OK? [ex.] você está bem? are you alright? [ex.]