É correto dizer ter tido?

Perguntado por: ocampos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Re: DEVE TER TIDO? "Deve ter havido muita gente no evento ontem?": está correto. "Deve ter tido muita gente no evento ontem?": O verbo ter é muitas vezes utilizados como haver, porém esse uso é bem coloquial e deve ser evitado em linguagem formal. Ter é sinônimo de Possuir, não de existir e menos de haver.

Tem sido frequente ouvir pessoas a dizer "tivera dito". seja,prefira: Eu dissera e não eu tivera dito. maneira errada,pois,a forma correcta é TINHA DITO.

1 possuído, disposto, detido, portado, contado, reunido, gozado, desfrutado, fruído, usufruído, senhoreado, nutrido.

Receber, obter, alcançar.

A diferença entre DISSE e TINHA DITO é o tempo verbal: DISSE está no pretérito perfeito e TINHA DITO, no pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

O particípio passado do verbo falar é “falado”: eu tinha falado, eu havia falado. Queria acrescentar que, na frase que apresenta, se deve empregar o verbo dizer, e não o verbo falar: “Eu tinha dito que você não comesse o bolo.”

Tivesse ou estivesse são palavras que existem na língua brasileira e ambas estão corretas. Trata-se de formas verbais conjugadas na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.

As duas formas de escrever estão corretas porque se trata de uma regra de concordância verbal, na qual o verbo deve ser flexionado de acordo com o a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos.

A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Que foi dito: 1 dito, mencionado, referido, citado, comunicado, expresso, declarado, proferido, enunciado, aludido.

Enfim, escrito junto, é um advérbio de tempo sinônimo de finalmente, por último, para finalizar e em suma. Por exemplo: “enfim, a sós”. Em fim, escrito separado, é uma locução adverbial de tempo que significa no final de algo, como em: “Beto está em fim de carreira”.

dito

  1. expressão que se diz; declaração verbal.
  2. palavra ou expressão, geralmente de carácter moral ou sentencioso, cujo uso se generalizou; máxima.
  3. mexerico; boato.

O correto é 'eu tinha falo' ou 'eu tinha falado'?” (Natália Marques) O verbo “falar” não tem particípio irregular, Natália. Deve-se dizer “eu tinha falado”.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Devia e deveria são formas conjugadas do verbo dever na 1. ª e na 3.

"Tenho feito" já significou "fiz", "tenho visto" já significou "vi", portanto "tenho dito" já significou "disse". Moral da história: "E tenho dito" significava/significa "E (eu) disse", isto é, "Eu disse o que havia para ser dito".

Milton Mota.