É correto dizer Tendo em vista?

Perguntado por: amagalhaes7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

A forma correta da expressão usada com o sentido de “veja”, “basta ver”, “considerando-se”, “tendo em conta”, “tendo em vista” é “haja vista”, locução verbal invariável, que não admite flexão de gênero nem de número, qualquer que seja o elemento a que se refira.

Obrigada. A expressão «tendo em conta» significa, frequentemente, «tendo em consideração» ou «considerando». Exemplos: «Tendo em conta o meu estado de saúde, preferi não ir hoje jogar à bola com os meus amigos.»

4 opiniões, pontos de vista, posições, perspectivas, entendimentos, ideias, concepções, convicções, crenças, teses, teorias.

Usa-se «em vista de» (e não «em vista a») e «com vistas a» (ou «com vista a»), mas não se trata de locuções sinónimas. A primeira significa «tendo em conta que (acontece/se faz alguma coisa)», enquanto a segunda é equivalente a «tendo por finalidade (alguma coisa/fazer alguma coisa)».

Na perspetiva da terminologia da gramática tradicional, o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa (ACL) regista a expressão «sendo assim» como locução conjuncional e equivalente a «assim sendo», também classificada como uma locução conjuncional.

Sido é o particípio do verbo ser. O particípio transmite uma noção de conclusão da ação verbal, indicando uma ação que já está finalizada. É utilizado maioritariamente na voz passiva, em tempos compostos e em locuções verbais: tem sido, tenho sido, tenha sido, tivesse sido, havia sido.

verbo pronominal
Parar, conter-se, deter-se, manter-se.

A forma foi-nospode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

Expressão usada para indicar algo que é consequência de algo referido anteriormente (ex.: o abandono do posto de trabalho implicou ipso facto a demissão do funcionário).

1 indispensáveis, imprescindíveis, fundamentais, essenciais, básicos, vitais, primordiais, cruciais, capitais, basilares, precisos, inescusáveis, integrantes.

As formas COM VISTA A e COM VISTAS A estão corretas e são possíveis na língua portuguesa. Ei, superleitores! A locução prepositiva acima significa “com o propósito de”, “com a intenção de”. E vocês podem escolher: COM VISTA A ou COM VISTAS A.

“Avistar” refere-se, principalmente, ao ato de alcançar com a vista, sendo sinônimo de ver, olhar, enxergar, distinguir, deparar, defrontar-se. Observe os exemplos: Ele sempre avista o pai subindo o morro a pé. De seu apartamento, Júlio avista toda a praia.

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

Uma vez que as conjunções também não interrompem a continuidade das frases, não existe a necessidade de usar vírgula .

Resposta verificada por especialistas. Sim, esta frase possui o uso da vírgula após o adjetivo e a palavra "e". A frase "Tô bem, e você?" é uma expressão comumente utilizada em contextos informais, além de ter uma linguagem informal.

Todos um termo globalizante, inclusivo. Quando se diz “bom dia a todos”, a audiência feminina já está incluída. Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída.

É correto dizer nossas vidas? O correto é NOSSA VIDA, e NOSSO CORAÇÃO. Trata-se de um caso de uso inadequado do plural. Quando nos referimos a grupos, pessoas diversas, ficam no singular os atributos e partes do corpo que são únicos em cada indivíduo.

A expressão «pelo menos» é uma locução adverbial e, como tal, o uso de vírgulas é aconselhável, mas não obrigatório. Há casos[*] em que a presença ou ausência de vírgulas origina uma mudança de significado da frase: (1) «O irmão da Joana, que vive em Paris, não vem ao casamento.»

Têm deverá ser usado quando o sujeito for plural: eles têm; elas têm; vocês têm.

Como citado, tanto "tem" quanto "têm", são duas maneiras corretas de usar. O primeiro é aplicado no singular e o segundo, por sua vez, é usado no plural. O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem).