É correto dizer serem?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Serem: como usar? Já o termo “serem” é o verbo “ser” conjugado na terceira pessoa do plural do infinitivo, sendo usado quando há um sujeito definido, quando se pretende definir o sujeito por meio de uma flexão verbal e quando o sujeito da segunda oração não for igual o sujeito da oração anterior.

1) Quando o sujeito é formado por uma expressão de sentido partitivo ou coletivo, o verbo ficará no singularse o predicativo estiver no singular. Quando o predicativo estiver no plural, o verbo também será flexionado no plural. “A maioria é pessoa responsável, que age de forma solidária e cooperativa.”

O verbo precisar pede a preposição de: quem precisa, precisa de alguma coisa.

4 acontecerem, ocorrerem, decorrerem, sucederem, desenrolarem-se, passarem-se, darem-se, processarem-se, transcorrerem.

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Com o verbo ser, a concordância verbal é feita, como normalmente, com o sujeito gramatical, ou seja, o verbo ser concorda em número (singular ou plural) e pessoa (1. ª, 2. ª ou 3.
...
ª) com o sujeito da oração:

  1. Eu sou feliz.
  2. Ele é feliz.
  3. Nós somos felizes.
  4. Elas são felizes.

Regra básica: o verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Rigorosamente o verbo deve concordar com o numerador: “Um quinto FOI ENTREGUE ao rei”; “Três quintos FORAM ENTREGUES ao rei”.

A seguir, confira algumas classificações e regras básicas dos termos que te ajudarão: Ser: verbo no infinitivo impessoal. Serem: verbo “ser” na terceira pessoa do plural do infinitivo.

"seria" é uma forma flexionada de serio.
...
Forma de adjetivoEditar.

SingularPlural
Masculinoserio se.rioseri se.ri
Femininoseria se.riaserie se.rie
Comum aos dois géneros/gênerosserioseri

Agora, SÃO meio dia ou É meio dia? Bem, essa também é fácil. A segunda forma é a correta, isto é, É meio dia!

A forma correta é precisa-se, no singular.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

Séria é o feminino de sério. O mesmo que: complicada, mal-humorada, zelosa, verdadeira, valorosa, sóbria, sisuda, cuidadosa, conscienciosa.

Acontecerá: 8 acontecerá, ocorrerá, passar-se-á, dar-se-á, sucederá, realizar-se-á. Exemplo: Você sabe se isso será assim?

Forma correta: O pagamento será feito de uma só vez.

Apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito. O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Lembrar é um verbo transitivo direto: "Ela lembrava as datas com carinho"; Lembrar-se (a forma pronominal) é transitivo indireto: "Ela se lembrava das festas". Em outras palavras: se você lembra, lembra alguma coisa (=objeto direto); se você se lembra, lembra-se de alguma coisa (=objeto indireto).