É correto dizer pro?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

No cotidiano, usar "pros" e "pras" em vez de "para os" e "para as" é perfeitamente possível. Os termos estão, inclusive, no dicionário.

Resumidamente, o pró-labore é o salário do sócio que atua na empresa ou do administrador não sócio, é a remuneração por um serviço que exerce dentro da organização. Já a distribuição de lucros ou dividendos é a remuneração do capital, independente da função dentro da empresa.

Quando acentuado, o prefixo “pró” assume o sentido de vantagem ou conveniência. Exemplo: “Vamos descobrir o pró e o contra da questão”.

7 sinônimos de pró para 3 sentidos da palavra pró:

  1. benefício. Use a nossa Inteligência Artificial. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.
  2. a favor.
  3. conveniência, lucro, prol, proveito, vantagem.
  4. Não encontrou o sinônimo que procurava?

Pros é o plural de pro.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Veja. Por exemplo: É a forma correta.

Significado de Pró-forma
[Comércio] Atribuído antes do embarque de um produto, contendo uma lista detalhada (descrição e quantidade), não especificando a forma de pagamento. Etimologia (origem da palavra pró-forma). Da locução latina pro forma, pela forma.

A versão Pro — de profissional — é a mais completa de todas e abrange mais recursos para desenvolvedores, por exemplo. Já a versão Home é voltada para usuários domésticos, que não vão precisar de recursos em rede, remotos ou mais complexos.

Significado de quiproquó
A palavra em português quiproquó tem sua origem na expressão latina quid pro quo, mas apresenta um significado diferente. Indica uma confusão ou um equívoco que provoca uma confusão, como tomar uma coisa por outra ou confundir uma coisa com outra.

Com origem no latim per ad, por meio da preposição “pera”, que caiu em desuso. Em caso de dúvida, é recomendável optar pela preposição para, de modo que estará sempre correta, pois é obrigatória em textos formais. Apesar disso, essa palavra dificilmente é pronunciada de maneira correta.

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

A resposta correta é: Pró-trair, preexistência, prejulgamento..

nome masculino
Peça de papel ou pano encaixilhado que se põe diante dos fogões de sala para resguardar do calor directo do fogo. Plural: pára-fogos |fó| .

Diz-se em prol da da Língua Portuguesa; em prol de é uma locução prepositiva que significa a favor de, em defesa de, em proveito de.

advérbio. 1. A favor, em defesa.