É correto dizer os visitantes haviam chegado para o treinamento?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A alternativa correta é: A) Os visitantes haviam chegado para o treinamento. Explicação: Nessa frase, o verbo "haver" faz parte de uma locução verbal, funcionando como verbo auxiliar.

Não se pode, no entanto, afirmar que o verbohaver” nunca vai para o plural. Ele pode, por exemplo, desempenhar a função de verbo auxiliar (que indica pessoa, tempo e modo verbal; sinônimo de “ter” nos tempos compostos). Nesse caso, o verbo é conjugado no plural. Eles haviam chegado cedo.

Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural. O verbo HAVER nos sentidos de existir, acontecer ou de tempo decorrido é impessoal, ou seja, não possui sujeito.

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

Quando apresenta significado de existir, o verbo haver é um verbo impessoal, sendo conjugado sempre na 3. ª pessoa do singular, independentemente da restante frase estar no singular ou no plural. Assim, haverá é a forma correta.

O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”

1. Ter, possuir, estar na posse de. 2. Conseguir.

2 acontecia, ocorria, realizava-se, sucedia. Estava presente: 3 estava, encontrava-se, achava-se.

O uso do auxiliar ”ter” é mais popular e frequente; haver é mais erudito: – Os documentos tinham sido entregues. = Os documentos haviam sido entregues. – Eles já tinham cantado quando chegamos ao teatro. = Eles já haviam cantado quando chegamos ao teatro.

Esta é uma dúvida muito recorrente, mas a concordância correta está na identificação do sujeito que sofre ação expressa pelo verbo. Portanto, a norma gramatical determina que o correto é “Vendem-se imóveis” e não “Vende-se imóveis”.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Houverem vem do verbo haver. O mesmo que: possuírem, tiverem, acontecerem, ocorrerem, reouverem, comportarem, presenciarem, restarem, decorrerem.

substantivo deverbal Existia; ação de haver, ato de existir real ou imaginariamente: havia cadeiras na sala; havia fantasmas na casa.

O verbo "haver", no sentido de acontecer, existir ou tempo decorrido, é conjugado somente na terceira pessoa do singular, ou seja, houve. Seja no singular ou no plural, independentemente do restante da frase, a opção correta é, e sempre será, houve.

O correto seria “Esta maçã está meio podre.” Neste caso, a palavra MEIO é um advérbio e não um adjetivo, e portanto não se flexiona para concordar em gênero com as palavras (substantivos) relacionadas a ela.

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

O certo é “haverá” .
Quando o verbo haver é usado com o sentido de existir, fazer, acontecer ou de tempo decorrido, ele é impessoal. Afinal, não há sujeito para ele concordar. Isso significa que, por não ter sujeito na frase, o verbo haver deve ser usado sempre no singular.

A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que t...

Frase correta: Devia haver mais iniciativas como esta!

Incorreto: ele tinha chego atrasado. Correto: ele tinha chegado atrasado.