É correto dizer muita vez?

Perguntado por: rhilario . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Embora até pareça estranho, tanto faz dizer e escrever: “Muitas vezes” estudamos isso ou “Muita vez” estudamos isso. MUITA VEZ, segundo ensinam os clássicos, é locução adverbial sinônima de MUITAS VEZES, configurando forma perfeitamente correta, aceita e adequada de expressão.

MUITO é uma forma única, não varia e usa-se sempre com o verbo. MUITO, MUITA, MUITOS, MUITAS é uma forma variável que vai utilizar-se quando a expressão se refere a um nome (pessoa, objecto, lugar)

SubstantivoEditar

SingularPlural
Femininovezvezes

1 frequentemente, constantemente, regularmente, muito, várias vezes, sempre, amiúde, amiudadamente, seguidamente, sistematicamente, reiteradamente, continuamente, continuadamente, incessantemente, ininterruptamente.

Portanto, as duas formas estão corretas.

advérbio Raramente; de vez em quando: é inverno, mas vezes faz calor.

Novamente sem vírgulas. É a diferença entre «tocar muitas vezes à campainha» (sem vírgulas = tocar 854 099 284 vezes à campainha) e «tocar, muitas vezes, à campainha» (com vírgulas = tocar frequentemente à campainha).

“Muito boa tarde para você” (sem hífen em “boa tarde”, como já veremos) é uma construção em que o advérbio “muito” intensifica o adjetivo “boa”, que por sua vez qualifica o substantivo “tarde”. Quem a emprega está desejando ao interlocutor “uma tarde muito boa”, só isso. Nada a ver com uma grande quantidade de tardes.

Alegrias é o plural de alegria. O mesmo que: agrados, felicidades, prazeres, alacridades, contentamentos, desfastios, entusiasmos, jovialidades, júbilos.

O sujeito está no singular. O verbo, portanto, também deverá ficar no plural: A voz de vocês é muito especial.

"Em vez de" é igual a "em lugar de", "em troca de", "em substituição a". "Ao invés de", por sua vez, tem o sentido de "ao contrário de", "ao inverso de" e é usada nas orações que exprimem situações contrárias, exata oposição. Na dúvida, prefira usar a expressão "em vez de", pois ela sempre estará correta.

Vez” é um substantivo feminino e tem como significado a indicação de uma ocasião, tempo, momento ou oportunidade. “Vês” é a conjugação do verbo “ver”, estando a palavra na 2ª pessoa do singular do Presente do Indicativo (tu vês).

1. Z.z. Emoticon usado para se referenciar quando pessoas se encontra com sentimento de tédio ou com sono.

às vezes, raramente, excepcionalmente, ocasionalmente, invulgarmente.

Que se repete muitas vezes: 1 reiterativo, reiterado, recorrente, frequente, constante, contínuo, continuado, seguido, amiudado, insistente, reincidente, repetitório, iterativo, frequentativo, crebro.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?

Quando apresenta significado de existir, o verbo haver é um verbo impessoal, sendo conjugado sempre na 3. ª pessoa do singular, independentemente da restante frase estar no singular ou no plural. Assim, haverá é a forma correta.

Continuar lendo É correto dizer Me Too?