É correto dizer meus sentimentos?

Perguntado por: eaguiar9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Quando os amigos e familiares perdem um ente querido, é muito comum usarmos a expressão “meus pêsames” como uma forma de confortar e oferecer apoio. Algumas pessoas utilizam a expressão “meus sentimentos”, porém o mais utilizado é desejar pêsames.

Meus pêsames a toda a família, desejo força para que juntos superem este momento de luto. Sinto muita tristeza pelo adeus de alguém que amávamos tanto, mas oro para que você e sua família superem o luto com ESPERANÇA. Meus pêsames.

Significado e origem da expressão “meus pêsames”
Pêsames é um substantivo que expressa o sentimento de pesar, compaixão e dor em relação à morte de alguém. A sua origem está associada a forma verbal “pesa” associada ao pronome “me” (formando, então, pesa-me).

“Sinto muito que esteja passando por isso”
Mesmo que você não esteja sofrendo o luto, demonstre que lamenta pela pessoa estar sofrendo. É uma maneira de se mostrar solidário, dizer que entende que a pessoa está sofrendo e que não a julga por isso.

"Neste momento de profunda tristeza, desejo que você encontre conforto e força para enfrentar essa perda. Meus sentimentos e pêsames." "Que a paz e a serenidade encontrem o seu coração neste momento difícil. Estou aqui para oferecer todo o meu apoio e os meus mais sinceros pêsames."

Preste atenção no que quem perdeu um ente querido tem a dizer. Deixe a conversa fluir sem fazer muitas perguntas. Estando presente e mostrando-se solícito para escutar sem julgamentos, você ajuda a pessoa a se sentir mais leve porque ela estará compartilhando a dor que sente.

Algumas dessas declarações podem parecer bastante inoportunas, seguem alguns exemplos do que não falar: “Pelo menos você os teve por tanto tempo quanto você.” “Ela está em um lugar melhor agora.” “Pelo menos agora você sabe o que é realmente importante na vida.”

Normalmente, é dita aos familiares mais próximos da pessoa que faleceu durante o velório ou funeral, para demonstrar compaixão e solidariedade na dor: Meus pêsames.

Estou muito triste ao saber da perda de seu pai. Meus pensamentos e orações estão com você e quero oferecer minhas sinceras condolências. Sinto muito pela morte de seu pai. Espero que as boas lembranças que você tem dele o consolem nos próximos dias.

Minhas condolências. Meus sentimentos. Lamento sua perda. Sinto muito a sua perda.

Quando perdemos alguém que amamos, fica difícil e doloroso observar tudo o que ele deixou, os objetos, as fotos, as roupas. De repente, sentimos o baque de uma convivência interrompida e que nada será mais como antes. Por isso, é importante passar pelo processo de luto, buscando se adaptar à nova realidade.

Compaixão pelo sofrimento dos outros: 1 piedade, comiseração.

É muito comum frases como: “não chore”, “seja forte”, “vai passar” “fulano/a não gostaria de ver você chorando assim”. São frases que invalidam o sofrimento e a dor da pessoa que passa pelo processo de luto.

1- Isaías 57:2. “Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.” Esse primeiro versículo traduz o vínculo entre morte e bíblia no sentido de salvação.

Possibilite as cerimônias para os interessados, e os que não se sentem bem, não precisam ir. Num momento de luto ou perda, não há procedimento correto, cabe a todos aceitar e compreender a forma do outro lidar com a dor. Todavia, há a possibilidade de uma pessoa que mora longe não conseguir ir ao funeral.

Veja a seguir dicas da ciência para curar um coração partido:

  1. Procure lembrar das partes negativas. ...
  2. Faça algo que te fará se sentir melhor. ...
  3. Tente se reencontrar. ...
  4. Adianta buscar outra pessoa?