É correto dizer menos bom?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

A frase com "menos bom" é a que soa menos natural das três. Parece uma forma pouco idiomática de evitar a possível conotação negativa de "pior". Existe uma implicação de que a qualidade do À Fartazana é, se não alta, pelo menos não baixa. A terceira frase, com não é tão bom, é já mais idiomática.

Quando se diz 'menos ruim' tudo bem. No caso, quando se fala 'menos pior' entende-se que 'pior' já é uma forma de superioridade. Ao pé da letra não faz sentido. Figurativamente se entende a intenção de quem usa a expressão.

As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros". Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis.

Por ser um advérbio, menos mal é invariável. Exemplos com menos mal: Ainda enjoei um pouco na viagem, mas passei menos mal do que das outras vezes. Meu time jogou menos mal desta vez, mas ainda está muito fraquinho.

Ao fechar a boca e abrir os ouvidos, fica mais fácil entender o problema dos outros, ajudar a resolvê-lo e ser eventualmente recompensado. E, além disso, às vezes as pessoas só precisam desabafar.

1 ainda bem, felizmente, graças a Deus, por felicidade, por sorte, afortunadamente.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Obrigado desde já pela vossa atenção. A frase «Quão mais, melhor» é incorreta, não podendo funcionar como alternativa a «Quanto mais, melhor». Os operadores quanto e quão podem ser usados em construções comparativas, surgindo no segundo termo de comparação.

Portanto você pode observar que “pior” é comparativo de superioridade de “ruim”, ou seja, se não fosse uma exceção à regra, o normal seria dizermais ruim” (meu resultado foi mais ruim que o seu). Mas, como se trata de exceção, o certo é dizer “meu resultado foi pior que o seu”.

Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor".

“Mal” é antônimo de “bem”. Já “mau” é antônimo de “bom”. Essa simples regra é suficiente para ajudar na hora de escrever. Mas, a seguir, vamos entender quando usar cada uma delas.

A menos que significa a não ser que, salvo se. Confere à frase sentido negativo: Não passará na prova a menos que haja um milagre. Viajarei na segunda-feira a menos que haja reforma ministerial.

Bem é um advérbio e desempenha, sobretudo, a função sintáctica de modificador de grupos verbais ou grupos adjectivais. Bom é um adjectivo qualificativo — exprime um atributo do nome. Assim, o tipo de frases em que se pode usar bem e bom juntamente com o verbo estar é diferente.

O primeiro "nada mau" (com U) está correto, pois poderia ser substituído por "nada bom". Veja: "Não seria nada bom tê-la como filha." O segundo "nada mal" (com L) está correto, pois poderia ser substituído por "nada bem".

Mas Tiago 1:19 nos diz: "Meus amados irmãos, tenham isto em mente: 'Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se'". Deveríamos colocar esse versículo em algum lugar onde pudéssemos vê-lo todos os dias.

7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de calar, e tempo de falar; 8 Tempo de amar, e tempo de aodiar; tempo de guerra, e tempo de paz. 9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? 10 Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para que se aocupem com ele.

Veja como aprender a ouvir mais e falar menos

  1. Mantenha a mente aberta. ...
  2. Faça exercícios de escuta ativa. ...
  3. Faça mais perguntas. ...
  4. Use mais a linguagem corporal para mostrar que está ouvindo. ...
  5. Diminua as distrações durante a conversa. ...
  6. Evite ensaiar a resposta mentalmente enquanto o outro fala.

Indica concordância: 1 de acordo, apoiado, certo, compreendido, entendido, ótimo, OK, está bem, tudo certo, tudo correto, tudo em ordem, isso, assim mesmo, muito bem, concordo, afirmativo, positivo.

Significado de Bom
adjetivo Que expressa bondade, generosidade: um bom homem.Com o necessário para; que cumpre as exigências de: um bom carro; um bom trabalhador; um bom cidadão. Que gosta de fazer o bem; caridoso: bom para os pobres.