É correto dizer irei?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Irei vem do verbo ir. O mesmo que: sairei, partirei, comparecerei, aparecerei, apresentarei, caminharei, locomoverei, movimentarei, marcharei.

Andar, caminhar, seguir.

E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos. Mas atenção, diferente de “onde”, “aonde” só é usado com verbos que pedem a preposição “a”, ou então para verbos que indicam movimento.

Observe a frase abaixo, em que se utilizou erradamente o tempo verbal: Nós iremos cantar o “parabéns” às dez horas. Quando for indicar o tempo futuro com locução verbal (IR + INFINITIVO), use o verbo ir no presente, não no futuro do presente.

Vamos indo (ou andando) é uma excepção idiomática. Seria mais correcto eu ter escrito que o verbo ir não pode ser seguido pelo seu próprio infinitivo (vamos ir).

4 estaremos, andaremos, passaremos, seguiremos, permaneceremos. Ocorrer, desenrolando-se: 6 ocorreremos, aconteceremos, sucederemos, decorreremos, evoluiremos, transcorreremos.

1 partindo, saindo, retirando-se, zarpando, fugindo, viajando, ausentando-se, abandonando, encaminhando-se, dirigindo-se, conduzindo-se.

1 arrebatamento, assanhamento, cólera, fúria, furor, indignação, ódio, raiva, sanha, zanga, enfuriamento, enraivecimento, exaltação, exasperação, gana, irritação, rancor.

68 Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

“Irão” é o futuro do verbo “ir”, na terceira pessoa do plural. Como acontece com os verbos no futuro, é escrito com “ão”. Deve ser utilizado quando o objetivo é dar uma informação no plural e no futuro: eles irão.

vou Sim - Tradução em português – Linguee.

O uso correto dessas duas palavras vai depender do contexto da frase. "Aonde" indica destino e movimento, significando a que lugar a pessoa vai ou foi, por exemplo. Já "Onde" indica um local fixo, significando em que lugar. Veja a seguir quando utilizar cada um dos advérbios abaixo.

As duas formas – irá e vai – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes pessoas/tempos gramaticais. Irá é a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

Dizer "Bom dia a todos" seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso "neutro" que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, "todos e todas" pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.

O correto é NOSSA VIDA, e NOSSO CORAÇÃO. Trata-se de um caso de uso inadequado do plural. Quando nos referimos a grupos, pessoas diversas, ficam no singular os atributos e partes do corpo que são únicos em cada indivíduo.

A frase «Quão mais, melhor» é incorreta, não podendo funcionar como alternativa a «Quanto mais, melhor». Os operadores quanto e quão podem ser usados em construções comparativas, surgindo no segundo termo de comparação.