É correto dizer hoje é dia?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Portanto, somos levados a pensar no dia e não na soma dos que se foram e, portanto, a frase fica no singular: Hoje é (o dia) 15 do mês de março ou Hoje é 15 de março. Da mesma forma, se só a palavra “dia” for acrescentada, o verbo ficará no singular: Hoje é dia 18. Ou no plural: Hoje são 15 dias de março.

Hoje são vinte e dois. Hoje é vinte e dois. As duas formas estão corretas. Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.

Hoje é o 2.º dia de Março. De tudo isto concluímos o seguinte: na frase «Hoje são 2 de Março», a forma verbal são concorda com a quantidade plural: «2 de Março» = dois dias de Março. 3) O vocábulo hoje não é singular nem plural, porque não é um substantivo, mas, sim, um advérbio – um advérbio de tempo.

1 hoje em dia, agora, presentemente, atualmente, neste momento, na época atual, no momento atual, no momento presente, no presente, nos dias de hoje, nos dias que correm, recentemente, hodiernamente, modernamente, na contemporaneidade, no tempo atual, no tempo presente, neste tempo, nesta época, nesta era, neste ...

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Locução substantiva – Quando a expressão dia a dia é utilizada com o sentido de cotidiano: Essa é minha rotina, é isso que faço no meu dia a dia.

Quando indica tempo, o verbo ser concorda com o numeral expresso no predicativo: São três horas da tarde. Já são mais de quinze horas.

A resposta depende também da situação psicológica de quem responde: assim, se a pessoa tiver em mente o pronome isto, dirá: «Isto são nove reais». Mas, se tiver em mente a forma verbal é, a resposta será: «É nove reais». Ambas as respostas estão certas.

Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

Em “amanhã é um lindo dia”, estamos tratando “amanhã” como substantivo masculino ou como advérbio, deste falarei depois; em “amanhã será um lindo dia”, estamos tratando “amanhã” como advérbio ou como substantivo, i.e., tanto “o amanhã será um dia lindo” quanto “no dia de amanhã, será um dia lindo” funcionam.

As expressões de quantidade, medida, peso, valor, tempo — como é muito, é pouco, é suficiente, é caro, é barato — são invariáveis. Não ligam para o sujeito. Com elas, só o singular tem vez. Veja exemplos: Dois mil reais é muito.

Casos especiais do verbo "Ser"
1) Nas designações de horas, datas, distâncias, o verbo ser é impessoal (isto é, sem sujeito) e, por isso, concorda com a expressão numérica. Exemplos: São 5 horas. Hoje são 4 de maio.

O verbo SER concorda com o numeral que o acompanha, assim: “São duas horas, São três horas…”. Veja que a partir de duas horas, inclusive, usa-se o verbo SER no plural por ser tratar de mais de uma unidade de hora.

Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”. No entanto, o verbo “fazer” é invariável ou impessoal quando indica: Tempo decorrido: Faz duas horas que estou esperando a pizza. Temperatura: Faz quarenta graus agora em Sampa.

Significado de Hoje
advérbio No dia em que se está. Hoje em dia, atualmente; na época presente, de agora.

“Nos dias atuais” ou “Hoje em dia” também podem ser citados como termos e expressões que você não deve usar na redação. Isso porque são expressões muito comuns.

12 sinônimos de neste momento para 1 sentido da expressão neste momento: Agora: 1 agora, no momento atual, no momento presente, neste instante, nesta ocasião, nesta hora, presentemente, atualmente, hoje em dia, nos dias de hoje, na época atual, no presente.

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Desse modo, “todos e todas” pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato. No entanto, pergunto: o EFEITO DE SENTIDO é o mesmo quando o falante faz questão de explicitar o “todas”, com o gênero feminino, que não costuma ser marcado? CLARO QUE NÃO!