É correto dizer Ex-sogra?

Perguntado por: lAvila3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Neste caso, a sogra continua a ser sogra. Mas se o casamento terminar por divórcio, de acordo com a actual legislação, em vigor desde 1 de Novembro de 2008, cessam os laços de afinidade. Agora, pode dizer-se com toda a propriedade “ex-sogra”.

Por este motivo, não existe EX-SOGRA(O), SOGRA(O) É PARA SEMPRE! E mais, o art. 237 do Código Penal Brasileiro, prevê como CRIME, contrair casamento conhecendo a existência de impedimento que cause a nulidade absoluta do ato.

Se se trata de fazer referência, numa situação de divórcio, ao irmão da ex-mulher, a expressão adequada é ex-cunhado. A pergunta é de natureza jurídica e envolve aspetos extralinguísticos, conceptuais e técnicos, que não dependem de um juízo gramatical.

Sei que nossos caminhos se separaram com o tempo, mas quero que saiba que o carinho que sinto por você será sempre especial! Neste dia especial, espero que você possa aproveitar cada momento de celebração. Que seu aniversário seja repleto de amor e palavras de carinho. Você merece toda felicidade do mundo!

Salienta-se que o artigo 1.595, parágrafo primeiro, do Código de Processo Civil, limita o parentesco por afinidade apenas aos ascendentes (pais), aos descendentes (filhos, netos) e aos irmãos do cônjuge. Ou seja, são parentes por afinidade o sogro, a sogra, a nora, o genro e os cunhados.

Vale lembrar que o nosso ordenamento civil proíbe, assim, o casamento de “ex-genro” com “ex-sogra” (usando “ex” aqui como modo de falar. Já que agora você já sabe que esse termo é errado nessa situação). A proibição aqui mencionada se encontra no artigo 1.521,II, do nosso Código Civil. Art.

Mas, de acordo com o código civil brasileiro, independente dos desafetos pela mãe do cônjuge, a sogra é para sempre. O artigo 1.595 do código civil afirma que “cada cônjuje ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vínculo pela afinidade, são parentes legais”.

Isto implica em dizer que são parentes por afinidade o sogro, a sogra, nora, genros e os cunhados, não mais havendo possibilidade de aumentar esse rol, visto que a norma caracteriza-se por ser taxativa. Ademais, inexiste uma relação entre os parentes dos cônjuges, também chamados de contraparentes.

Sogro e sogra são chamados de parentes por afinidade. Isso se deve ao fato de que, quando você contrai matrimônio ou constitui união estável, você e seus sogros – assim como seus cunhados – formam um vínculo familiar e se tornam, legalmente, parentes afins.

A Lei nº 10.741 de 01 de outubro de 2003 Estatuto do Idoso, mas te aconselho ingressar com uma ação de alimentos para a sua sogra, pois ela necessita de cuidados médicos, alimentação etc e os filhos são obrigados em ajuda-lá. Contrate um advogado de sua confiança.

08 (oito) dias seguidos remunerados, a contar do falecimento, para pai, mãe, cônjuge, companheiro, padrasto, madrasta, filhos e irmãos. 03 (três) dias seguidos remunerados, a contar do falecimento, para sogro, sogra, avós, netos, tios, sobrinhos, cunhados e primos de 1º grau.

A vedação de casamento entre afins em linha reta, decorre do parentesco firmado por casamento anterior. Assim, não é possível se casar com ex-sogro ou ex-sogra. A regra se assemelha a vedação de casamento entre pais e filhos, os sogros seriam como pais por afinidade.

Os parentes de primeiro grau são: pai, mãe e filhos. Também integram esta categoria os parentes de primeiro grau por afinidade. São eles: padrasto, madrasta, enteados, genro, nora, sogro e sogra. Em segundo grau, são considerados parentes diretos avôs, avós, netos e irmãos.

O casamento entre primos é permitido por lei na maior parte da Europa, América, Austrália e em partes da África e da Ásia. É permitido no Brasil, onde a proibição do casamento entre parentes vai até parentes de terceiro grau - e primos são considerados colaterais em quarto grau.

Querida sogra, neste Dia da Sogra, quero te agradecer por tudo que você faz por mim e pela nossa família. Sua presença em nossas vidas é um grande presente e eu sou muito grata por ter você como parte da minha vida. Desejo que este dia seja repleto de alegria e que você se sinta muito amada por todos nós.

Consogra é a palavra correta, embora igualmente feia.

Esta frase surgiu depois de um noivado que foi rompido. A pessoa já tratava o futuro sogro como tal e, após o rompimento do noivado, referiu-se ao senhor como «ex-futuro sogro».

Vale lembrar que se os sogros forem casados sob o regime da comunhão parcial de bens ou separação de bens, a herança será destinada em proporções diferentes, pois também haverá direito à herança do cônjuge sobrevivente – sogro ou sogra sobrevivente, aplicando-se, da mesma forma, o direito de representação às suas ...

Ex.ma, Exma.