É correto dizer eu vou estar?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

“Vou estar” é uma forma perifrástica; é uma locução verbal construída com o verbo IR + INFINITIVO. Não há erro nessa construção. “Vou estar” (forma perifrástica) cumpre a mesma função de “estarei” (futuro do presente).

Estar: significado
Deve ser utilizado, principalmente, nas locuções verbais, quando o mesmo tiver regência de uma preposição e quando não houver sujeito definido. Ainda pode ser usada em alguns outros casos. Geralmente, a dúvida está na utilização do verbo nas locuções ou em frases com preposições.

Além de ser um desconforto sonoro, a utilização exagerada do gerundismo empobrece o vocabulário e torna a linguagem desmotivadora. Primeiramente, vamos entender o que é o gerúndio. É uma forma verbal que indica uma ação que não está completa, mas sim, em andamento.

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

Resposta verificada por especialistas. A forma correta da escrita é: "Onde eu queria estar". Note que a questão aqui está se referindo ao uso e a conjugação de verbos, mais especificamente do verbo "estar". O verbo estar é um verbo extremamente irregular.

Bom, de maneira geral, a diferença entre ser e estar é a seguinte: O verbo ser é utilizado para características permanentes de uma pessoa ou de um objeto, enquanto o verbo estar é utilizado para características temporárias.

Errado: ''Um minuto, que eu vou estar verificando seu cadastro." Nesta construção emprega-se erradamente o gerúndio "vou estar verificando" para uma ação que indica um processo que se finaliza imediatamente ao momento da fala. Logo, o correto é: ''Um minuto, vou verificar seu cadastro."

Usar o gerúndio em uma redação possui bastante flexibilidade quanto à sua disposição de frases. Ele pode ser usado antes da oração principal, depois ou ao lado do verbo. O fato é que usar o gerúndio corretamente é para expressar ações que estão acontecendo. Portanto, o que influencia é a sua intenção de comunicação.

Observe alguns exemplos de gerundismo: A empresa vai estar convocando os funcionários para trabalhar aos domingos. A professora vai estar aplicando a avaliação na segunda-feira. A empresa vai estar depositando o salário dos funcionários a partir de amanhã.

A palavra 'está' é a flexão do verbo 'estar” e indica um estado, uma condição. Já 'estar' é um verbo, no infinitivo impessoal, devendo ser usado, principalmente, nas locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e quando não houver um sujeito definido.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Vim e vir diferença
Como explicado acima, existe diferença entre “vim” e “vir”. Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”.

A forma correta de escrita é não está. Não está aqui. Não está longe. Não está pronto.

Resposta: Como você ESTÁ? Explicação: A palavra está é a forma conjugada do verbo estar enquanto a palavra estar é um verbo, no infinitivo impessoal.

para explicar, teremos que fazer uso de um pouco de gramática: usa se "bem" quando se referir, por exemplo, ao verbo. o menino está bem ou a criança está bem. usa se " bom" quando se referir, por exemplo, ao nome ou substantivo. o menino está bom ou a criança está boa.

Significado de Estar
Permanecer, durante um tempo, em determinado momento ou lugar: estamos em greve; o presidente nunca esteve em Madrid. Fazer-se presente; comparecer: o professor não esteve na escola. Ser incapaz de se movimentar; ficar: esteja na sala até o professor entrar.

O verbo estar tem inúmeros usos, pois carrega vários significados, além de ser empregado como verbo de ligação e verbo auxiliar. No geral, mostra certa condição em um dado momento. Veja os exemplos: Está chovendo forte, melhor não sair agora.