É correto dizer eu quem agradeço?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Ambas as formas estão corretas. Usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço!

Demonstrar gratidão; oferecer graças; reconhecer um bem feito por outra pessoa: agradecer um presente; agradeça-lhe pelo avô; agradecer à santa uma graça adquirida; com um sorriso, agradeceu. Dar uma compensação de mesmo valor ou importância; retribuir: agradecer um favor.

A forma agradecepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de agradecer] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de agradecer] .

O agradecimento deve ser simples, direto ao ponto e agradável. Agradeça de forma sincera. Você deveria agradecer uma pessoa porque se sente sinceramente grato por algo que ela tenha feito, e não porque alguém o mandou fazê-lo ou porque você sentiu que era necessário.

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso?

CONCORDÂNCIA. A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos." "Sou eu quem agradece por tudo."

A expressão foi eu está errada. Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo.

Esta expressão é usada maioritariamente no final do corpo do texto da carta, para agradecer por algum pedido ou solicitação de forma antecipada. Poderá ser substituída por outras expressões equivalentes: Agradeço antecipadamente a atenção dispensada. Agradeço previamente a atenção dispensada.

Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação". Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.

Como agradecer de forma elegante? Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser 'por nada' (não me agradeça por nada), 'obrigado a você (sou grato a você)', 'obrigado eu (grato fico eu)'.

As duas formas estão corretas, podendo ser usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço!

7 formas de demonstrar gratidão

  • Deixe bilhetinhos pela casa. Que tal escrever uma mensagem bem carinhosa para seus familiares? ...
  • Use e abuse das palavrinhas mágicas. Obrigado, por favor, com licença… ...
  • Valorize os momentos compartilhados. ...
  • Esteja sempre pronto para ajudar. ...
  • Seja gentil. ...
  • Escute. ...
  • Expresse seu amor.

Pode parecer pouco, mas minha gratidão é tudo o que posso te oferecer. Obrigada por toda ajuda que sempre me dá! Quero te agradecer por me ajudar a ver o melhor em mim, por me mostrar que eu sempre posso mais! Sou grato pela ajuda que me deu de boa vontade, sem qualquer obrigação.

Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.

Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.