É correto dizer eu que o diga?

Perguntado por: emata . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Resposta verificada por especialistas. O pronome da frase "Eu que o diga" é "Eu". Os pronomes pessoais realizam variadas funções dentro de um texto, e são classificados de duas formas: pronomes pessoais do caso reto e pronomes pessoais oblíquos.

A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".

Para quem não sabe, a expressão é usada para dizer que é melhor que algo aconteça com outra pessoa do que comigo.

A expressão “não me diga” é muito usada para demonstrar espanto ao ouvir uma notícia ou ficar sabendo de um fato surpreendente. É também usada de forma sarcástica, quando algo na verdade não causa surpresa alguma.

Há quem ou à quem (ou a quem)?
A forma “à quem” está incorreto. Ou seja, é escrito com há ou com a conforme o contexto. Há quem é equivalente a dizer que existe pessoa, pessoas, alguém etc. [..] «Há» é uma forma verbal do verbo haver com o sentido de ter existência.

Nas gramáticas tradicionais, são duas formas igualmente corretas para tratar a segunda pessoa do discurso: 1. ª pessoa: quem fala (eu-nós)/ 2. ª pessoa: com quem se fala (tu-vós, você-vocês)/ 3.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

É correto dizer nossas vidas? O correto é NOSSA VIDA, e NOSSO CORAÇÃO. Trata-se de um caso de uso inadequado do plural. Quando nos referimos a grupos, pessoas diversas, ficam no singular os atributos e partes do corpo que são únicos em cada indivíduo.

Todos um termo globalizante, inclusivo. Quando se diz “bom dia a todos”, a audiência feminina já está incluída. Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída.

Tanto podemos escrever em enviar-nos como em nos enviar. Com uma diferença: em enviar produz um em-en , ou seja, uma cacofonia – que se desfaz pela colocação do pronome entre a preposição e o verbo. Se for " tu ", use: "Por favor, envia -me".

Se sim, digite o seu número de inscrição” —, aquele “se sim”, que te soa tão mal (mas que a mim não desagrada), pode ser trocado por “se fizer, digite…”, “caso faça, digite…”, “se a resposta for sim, digite…”, “em caso afirmativo, digite…”, e mais outras, certamente, que não me ocorrem no momento.

A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases.

1 per se, intrinsecamente, por si só, por si, por si próprio, em si mesmo, pessoalmente, fisicamente, diretamente, em pessoa, corporalmente, sem intermediário, presencialmente.

Por fim, get down é sinônimo de perder as esperanças e ficar triste, escrever ou anotar algo e, por último, perder a inibição, “soltar-se”.

O uso desta gíria significa uma concordância com aquilo que se está sugerindo ou discutindo, e muitas vezes podemos escutar simplesmente: I'm down; We're down; etc. e nesse sentido, não quer dizer que esteja deprimido, down, pra baixo, mas sim que está concordando, topando o que está sendo proposto.

Ela/dela para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes femininos. Ele/dele para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes masculinos.

O mesmo que "você", usado mais no sul do Brasil ou informalmente.

TUSD é a sigla para Tarifa de Utilização de Serviços de Distribuição e TUST para Tarifa de Utilização de Serviços de Transmissão. Trata-se, portanto, de tarifas pagas na compra de energia elétrica, com o propósito de remunerar o uso do sistema de distribuição e de transmissão, respectivamente.