É correto dizer entre mim e ti?

Perguntado por: ncortes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

O pronome regido pela preposição entre deve aparecer na forma oblíqua. Assim, é correto dizerentre mim e ele, entre ela e ti, entre mim e ti.

Você diria para ela: “Isso é entre mim e ele” ou “isso é entre eu e ele”? Buzina para quem optou pela segunda. O correto é “entre mim e ele”!

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Para eu é usado quando há função de sujeito, e o termo eu é seguido de um verbo no infinitivo que indica uma ação. Para mim é usado quando há a função de objeto indireto, ou seja, é um complemento em uma oração, já que o mim é um pronome pessoal oblíquo tônico.

Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico e tem a função de objeto indireto, sendo sempre acompanhado de preposição.
...
Veja os exemplos:

  1. Deixou o trabalho para eu fazer. CORRETO.
  2. Deixou o trabalho para mim fazer. ...
  3. Nuno guardou o presente para eu ver. ...
  4. Nuno guardou o presente para mim ver.

Como é a preferência por “tu” e “você” pelo Brasil
Belém: “tu” conjugado na segunda pessoa. Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.

Apenas a forma "Eu te amo" está correta. Dizer "Eu ti amo" está errado porque o pronome oblíquo ti deve ser usado precedido de preposição, assumindo a função de objeto indireto. O verbo amar é transitivo direto sendo acompanhado de um pronome não preposicionado que assume a função de objeto direto: te.

TI é a sigla de Tecnologia da Informação.
Esse termo se refere a uma série de soluções e atividades tecnológicas, que envolvem banco de dados, hardwares, softwares e redes (doméstica ou empresarial), usadas para lidar com as informações.

Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»

Para mim fazer ou para eu fazer: qual é o certo? Antes de verbos no infinitivo, o correto é utilizarmos “eu”. Logo, a expressão certa é “para eu fazer”. Escrever “para mim fazer" é considerado erro sintático.

Correta: Ela se sentou entre eu e o meu marido.

1 eu, me, a minha pessoa.

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

Resposta verificada por especialistas
O correto é "Vou ao mercado comprar algo para eu beber"! Antes de verbos, nunca se usa "mim", sendo empregado em seu lugar o "eu", que é o sujeito da oração. Assim, em todas as frases que você for utilizar "para" + sujeito + verbo, deve se usar o "eu".

Diferença entre me e mim
O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.

É difícil para eu esquecer ou É difícil para mim esquecer? Mim, no caso, não é sujeito de esquecer, mas complemento de difícil, que rege a preposição para (difícil para mim). A frase, em outra ordem, é Esquecer é difícil para mim. Não confundir com casos em que eu é sujeito do infinitivo: livros para eu ler.

O mais feio é o nordestino disparado, seguido pelo carioca.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.