É correto dizer bom dias?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Depende. Substantivo masculino: cumprimento que se dirige a alguém na parte da manhã; bons-dias. Ex.: cumprimentou-o com um bom-dia caloroso. Substantivo masculino: saudação que se dirige a alguém na primeira metade do dia, na parte da manhã; bons-dias.

Portanto, a expressão "bom dia" deve ser utilizada do nascer ao pôr-do-sol, enquanto "boa noite" do pôr-do-sol ao nascer do sol. Pode-se utilizar também "boa tarde" do meio-dia até o pôr-do-sol.

Um bom dia não custa nada, mas enriquece quem o dá e alegra quem o recebe, pois é dando que recebe, já se dizia isto.

Bom-dia a todos.

Sim, na frase: Bom dia! Se utiliza ponto de exclamação , pois trata-se de uma frase exclamativa que tem por finalidade saudar alguém. Esse sinal de pontuação é uma marcação importante para frases que expressam sentimentalidade ou que servem de cumprimento , desse modo, Bom dia!

boas-noites

Plural: boas-noites. Plural: boas-noites.

Quando cumprimentamos alguém, o que dizemos deve ser escrito sem hífen: “Boa tarde, fulano”.

12 sinônimos de prezado para 2 sentidos da palavra prezado: Muito querido e estimado: 1 rico, amado, apreciado, bem-visto, benquisto, caro, dileto, estimado, querido.

Os homens enviam esses cumprimentos para mostrar que gostam de alguém. Se tiver afeição por ele, pode comemorar, já que isso indica que o boy já tem sentimentos mais profundos por você! Na maioria dos casos, eles não fazem isso com qualquer um, apenas com quem já entrou no coração deles.

Bom dia! Que hoje não te falte felicidade e vontade para lutar e ser feliz. Toda a força que você precisa para enfrentar esse dia está dentro de você. Confie, entregue e vai.

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor! Coma toda a comida, filho!

Todos um termo globalizante, inclusivo. Quando se diz “bom dia a todos”, a audiência feminina já está incluída. Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída.

Segundo essas normas, basta que haja um elemento masculino para que o plural seja masculino. Ao nos referirmos a um coletivo em que haja pelo menos uma pessoa do gênero masculino, escrevemos: 'Nossas saudações a todos'.

Nas formas desejosas, de um dia literalmente bom, não há uso de hífen. “Fulano passa, diz e escreve: – Bom dia!

«Bom dia, Maria.», «Bom dia, Maria!» e «Bom dia! Maria!» correspondem a diferentes realizações fonéticas. «Bom dia, Maria.» representa a forma mais comum dita em tom médio. «Bom dia, Maria!» corresponde a uma frase exclamativa com incidência no vocativo.

O uso do ponto final é um exemplo disso. Quando o sinal aparece em uma mensagem de texto, ele é percebido como uma característica excessivamente formal. Então, quando alguém encerra uma mensagem com um ponto final, é como se o indivíduo estivesse falando formalmente em uma mesa de bar com os amigos.

Boas-noites, outra vez - Controvérsias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. O substantivo boas-noites escreve-se assim, com hífen, porque é uma só palavra constituída por duas. É uma forma de saudação e de cumprimento que se usa durante anoite, como na frase apresentada.

Nos títulos, se necessário, recorra à abreviada: segunda, quarta. No plural, variam os dois elementos: segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.

quedas-d'água

Plural: quedas-d'água. Origem etimológica:queda + de + água. Plural: quedas-d'água.