É correto dizer boas tardes?

Perguntado por: lbarros4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

2. O mesmo que boa-tarde. Plural: boas-tardes. Plural: boas-tardes.

Boas-noites, outra vez - Controvérsias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. O substantivo boas-noites escreve-se assim, com hífen, porque é uma só palavra constituída por duas. É uma forma de saudação e de cumprimento que se usa durante anoite, como na frase apresentada.

Depende. Substantivo masculino: cumprimento que se dirige a alguém na parte da manhã; bons-dias. Ex.: cumprimentou-o com um bom-dia caloroso. Substantivo masculino: saudação que se dirige a alguém na primeira metade do dia, na parte da manhã; bons-dias.

Bom dia é uma expressão usada para saudar as pessoas durante toda a manhã, até o horário de meio dia. A saudação de "bom dia" além de ser um cumprimento significa o desejo de que o outro tenha um dia tranquilo. Após o horário de meio dia, a saudação passa a ser "boa tarde", que é utilizada até o cair da tarde.

“Escreva as saudações com hífen: 'Bom-dia!, 'Boa-tarde! ' e 'Boa-noite! '. Se não for saudação, escreva sem hífen."

Bom dia para você! Que seja um dia bem especial, com delicadezas, com gestos de carinho, com harmonia, mas acima de tudo, que hoje o seu sorriso seja sua melhor companhia. Bom dia! Existem coisas que deixam a nossa vida melhor só de poder olhar, como o seu sorriso!

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor! Coma toda a comida, filho!

Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo. Em situações em que há troca de diversas mensagens ao longo do dia, não há necessidade de incluir a saudação em cada uma delas.

Bom dia, pela manhã, antes do meio-dia; Boa tarde, após o meio-dia e antes das 18h; Boa noite, após às 18h e antes da meia-noite.

Sim, na frase: Bom dia! Se utiliza ponto de exclamação , pois trata-se de uma frase exclamativa que tem por finalidade saudar alguém. Esse sinal de pontuação é uma marcação importante para frases que expressam sentimentalidade ou que servem de cumprimento , desse modo, Bom dia!

boas-noites

Plural: boas-noites. Plural: boas-noites.

Bom-dia a todos.

Bons é o plural de bom. O mesmo que: benevolentes, benévolos, benignos, bondosos, caridosos, caritativos, clementes, generosos, humanos.

Uma boa tarde especial é o que eu desejo para aquela pessoa que está nos meus pensamentos desde que eu acordei: você! Boa tarde! Com muito carinho, desejo que a sua tarde seja linda, repleta de sorrisos e muita paz. Quanto mais fortes forem suas provações, maiores serão suas vitórias.

18h

Bom dia, pela manhã, antes do meio- dia; Boa tarde, após o meio- dia e antes das 18h; Boa noite, após às 18h e antes da meia-noite.

Boa tarde a todos. Good afternoon, everybody. Boa tarde a todos e a todas.

Como usar a vírgula quando há um vocativo

  1. Boa tarde, fulano (com vírgula)
  2. Boa tarde a todos (sem vírgula)
  3. Olá, boa tarde, fulano (com vírgula)

Sempre que você estiver escrevendo algum texto e houver a necessidade de fazer uma saudação, o correto é escrever “bom dia”, sem o hífen. A regra é a mesma para “boa tarde” e “boa noite”. Acompanhe exemplos: Bom dia, Joana!

Boa tarde, grupo mais lindo. Te desejo as melhores coisas deste mundo, começando por uma boa tarde e um lindo pôr do sol para você apreciar! Com todo o meu carinho, quero desejar uma tarde maravilhosa para uma pessoa especial: você. Aproveite este lindo entardecer para refletir e, principalmente, agradecer!

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor!