É correto dizer Aluga-se máquinas?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Por exemplo, “alugar” é VTD. Assim, se “alugar” for seguido de SE e se o elemento que vier após ele estiver no plural, a concordância deverá ser feita: Aluga-se máquina de pipoca.

Como sujeito é singular, o verbo com ele deve concordar ficando no singular. Se o sujeito, no entanto, fosse plural, o verbo obrigatoriamente deveria ir para plural, porque o verbo deve estar sempre concordando com o seu sujeito. Assim, deveríamos dizer: Alugam-se casas, porque o sujeito é casas (plural).

Esta é uma dúvida muito recorrente, mas a concordância correta está na identificação do sujeito que sofre ação expressa pelo verbo. Portanto, a norma gramatical determina que o correto é “Vendem-se imóveis” e não “Vende-se imóveis”.

Na locação de máquinas pesadas, uma empresa assina um contrato de aluguel para que outras organizações possam utilizá-los no decorrer de um período determinado. Ao receber a máquina locada, o pagamento de um valor previamente estipulado é feito todos os meses.

Se ele for para o plural, o verbo da frase com se irá também: alugam-se apartamentos (apartamentos são alugados), vendem-se casas (casas são vendidas).

O erro acontece porque o verbo "alugar" deveria estar na 3ª pessoa do plural para concordar com o sujeito paciente "salas comerciais". A escrita conforma a norma padrão, portanto, seria: "Alugam-se salas comerciais".

Como usar aluga-se e alugam-se
"Alugam-se casas" se torna" Casas são alugadas". Na língua portuguesa o certo é a segunda opção. Por isso quando o sujeito está no plural é necessário conjugar o verbo anterior também.

Já enquanto verbo transitivo direto, alugar não pede nenhuma preposição nas aceções de «ceder por aluguer» – ex.: «ele aluga bicicletas» – e «utilizar mediante aluguer» – ex.: «a rapariga alugaria um quarto na baixa da cidade.»

Já o locatário é aquele que contrata o espaço pelo período determinado em contrato mediante parcelas mensais. O também chamado “inquilino” é aquele que paga para utilizar imóveis alheios legalmente, formalizando seu usufruto contratualmente, pagando por isso e observando sua responsabilidade pelo bem.

Locador: é a pessoa que tem a propriedade de um imóvel e o disponibiliza para a moradia de outra pessoa, por meio de um contrato de aluguel; Locatário: é a pessoa que faz o pagamento mensal pelo aluguel do imóvel disponibilizado pelo locador.

Esse é o motivo de o verbo “alugar” ficar no plural na frase “alugam-se casas”: “alugar” é verbo transitivo direto, e “casas”, o objeto direto que se transformou em sujeito; o verbo concorda com o sujeito, por isso fica no plural.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Então, o sujeito da oração está indeterminado, logo, quando ocorre esse tipo de indeterminação, o verbo deve permanecer no singular, independentemente se o objeto estiver no plural. Portanto, a construção “precisa-se de empregados” está correta!

Vende-se = alguém vende
Na construção “vende-se bicicleta”, a palavra se atua como um pronome indefinido, assumindo a função de sujeito indeterminado: alguém vende. Nesta situação, o verbo vender permanece sempre no singular: Vende-se bicicleta. Vende-se bicicletas.

A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.