É correto dizer acabou de terminar?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

O verbo acabar também merece uma observação. Devemos evitar o uso do verbo acabar com os verbos começar, iniciar, terminar ou com o próprio verbo acabar. Observe que construções estranhas: "O jogo acabou de começar"; "O filme acabou de terminar". Pior ainda é a aula que "acabou de acabar".

A readequação vocabular pode melhorar a comunicação, pois permite que a escolha de palavras mais adequadas e precisas para expressar ideias. Por exemplo: A frase "Eu fiquei mega feliz com a notícia!", readequada poderia tornar-se: "Fiquei extremamente feliz com a notícia!"

acabar (verbo) -

Significado de Acabou
Acabou vem do verbo acabar. O mesmo que: terminou, concluiu, perfez, matou, destruiu, finalizou, fracassou, arruinou, decaiu.

A semântica é o nível linguístico que estuda os significados e suas relações com os significantes.

Isto é, parte de duas vertentes: Semântica Sincrônica é aquela que estuda o significado das palavras no momento atual. É a semântica descritiva que tem relação com a evolução da língua. Semântica Diacrônica é aquela que estuda o significado das palavras em um determinado espaço.

  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

São eles:

  • emissor;
  • receptor;
  • mensagem;
  • canal;
  • código;
  • contexto.

“Certeza absoluta”
Embora muito usada com intuito enfático, essa expressão é redundante, uma vez que o substantivo certeza já significa convicção e segurança plena e total, indicando indubitabilidade. Errado: Você tem a certeza absoluta de que isso aconteceu assim? Certo: Você tem a certeza de que isso aconteceu assim?

  1. - termina (tu) termine (ele/ela) terminemos (nós) terminai (vós) terminem (eles/elas)
  2. - não termines (tu) não termine (ele/ela) não terminemos (nós) não termineis (vós) não terminem (eles/elas)
  3. para terminar (eu) para terminares (tu) para terminar (ele/ela) para terminarmos (nós) para terminardes (vós)

1 termina, conclui, finaliza, finda, encerra, cessa, perfaz, totaliza, consuma, arruma, apronta, ultima, cumpre, completa, complementa, culmina, avia, sepulta.

terminar

  1. Presente. eu. termino. terminas. termina. terminamos. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. terminei. terminaste. terminou. terminámos. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. terminava. terminavas. terminava. terminávamos. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. terminara. terminaras. terminara. termináramos. ...
  5. Futuro. eu. terminarei. terminarás. terminará terminaremos.

Uma das expressões mais brasileiras que existe é o “tem, mas acabou”, dita pelo vendedor quando a loja vende determinado produto, mas não o tem em estoque naquele momento. Se o consumidor não tem urgência, pode pagar pelo produto e aguardar a loja encomendá-lo do fornecedor.

Acabei vem do verbo acabar. O mesmo que: terminei, concluí, perfiz, matei, destruí, finalizei, fracassei, arruinei, decaí.

O que é Pragmático:
Pragmático é uma palavra com origem no grego "pragmatikus" e no latim "pragmaticu", que significa ser prático. Pragmático é aquilo que contem considerações de ordem prática, realista, sem rodeios, com alvo bem definido, sem subterfúgios.

O conjunto das palavras e expressões de uma língua é denominado léxico. A noção de léxico é abstrata, visto que não se consegue saber exatamente qual é o total de palavras em uso. Como a língua está em constante mudança, ora surgem palavras novas, ora palavras caem em desuso.

Pragmática. É o desempenho ou uso da linguagem. Conhecimento pragmático ou percepção das regras que governam o uso da linguagem em contextos sociais (competência comunicativa).

Ainda encontro a semântica do amor
Semântica é a ciência que estuda o significado. Concentra-se, portanto, no estudo das relações entre os significantes (palavras, frases, signos e símbolos) e os seu denotata. Ou seja, no estudo dos signos e do que eles significam, da idéia ou conceito para o qual eles “apontam”.