É correto dizer a todos nós?

Perguntado por: cfarias . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A primeira forma é a correta, sem crase. Relembrando, a crase marca a fusão do artigo “a(s)” com a preposição “a”. A palavra “todos” é um pronome indefinido plural e significa todo mundo, todas as pessoas.

Segundo essas normas, basta que haja um elemento masculino para que o plural seja masculino. Ao nos referirmos a um coletivo em que haja pelo menos uma pessoa do gênero masculino, escrevemos: 'Nossas saudações a todos'.

Nos exemplos que propõe, penso que é mais frequente e mais correcto o uso da preposição "para". Assim: "Bom dia para todos / para ti."

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Feliz Natal! Como se diz feliz Natal a todos ou para todos? Então, você já percebeu que antes de 'todos' não há crase, pois se trata de um substantivo masculino seguido de uma preposição. Logo a forma correta é: ex: Desejo um feliz Natal a todos.

"BOA NOITE A TODOS" ou "BOA NOITE À TODOS"? Não há crase (mesmo quando o pronome estiver no feminino). BOA NOITE A TODOS! BOA NOITE A TODAS!

Na frase “Bom trabalho á todos!”, o termo “todos” não possui gênero. Portanto, não possui artigo definido associado. Há apenas a preposição “a”. Portanto, a frase fica da seguinte forma: “Bom trabalho a todos!”

O verbo agradecer é um verbo transitivo direto, estabelecendo regência sem a presença de uma preposição, quando o agradecimento se refere a alguma coisa. Não havendo preposição, não ocorre crase, estando apenas presente o artigo definido feminino a.

Então, você já percebeu que antes de “todos” não ocorre crase, pois se trata de um substantivo masculino seguido somente de uma preposição. Logo a forma correta é: ex: Desejo um feliz Natal a todos.

Significado de Todos
pronome indefinido plural Conjunto de coisas ou pessoas não especificadas nem determinadas; quaisquer: todos irão ao casamento?

Todos é um pronome indefinido, que desempenha a função de sujeito na oração principal «Todos… tiveram direito a uma prenda», e quantos um pronome relativo, que tem também a função de sujeito na oração relativa «quantos passaram lá por casa».

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

O termo "todes" é usado pela comunidade não-binária, ou seja, pessoas que não se identificam com o gênero feminino nem com o masculino. Informalmente, foi criada a "linguagem neutra" para utilizar termos que não definam essas pessoas como homem ou mulher, como forma de inclusão e respeito.

Sim, na frase: Bom dia! Se utiliza ponto de exclamação , pois trata-se de uma frase exclamativa que tem por finalidade saudar alguém. Esse sinal de pontuação é uma marcação importante para frases que expressam sentimentalidade ou que servem de cumprimento , desse modo, Bom dia!