É correto dizer a gente vai?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular: – A gente vai sair logo à noite?

(A expressão “a gente” é um substantivo singular com ideia de plural, por isso, no período seguinte, a forma verbal “fomos” está no plural. Essa construção, no entanto, é inadmissível na linguagem escrita).

O significado de a gente está relacionado a um conjunto de pessoas, por isso a sua associação com o pronome 'nós'. No entanto, a expressão é considerada coloquial e deve ser utilizada para situações mais informais. Nas frases, aparece como um sujeito indeterminado (nós ou todos).

Pois bem, é essa "A gente vai se falando..." Essa técnica é usada quando você não quer decidir nada na hora, por não poder ou por qualquer outro motivo, mas também não quer dar a impressão que não está interessado no assunto, porque no "a gente vai se falando" não existe prazo definido, logo não há compromisso de ...

A gente: locução empregada coloquialmente em substituição ao pronome nós. Agente: Substantivo que nomeia aquele que age ou exerce alguma ação. Há gente: Substituição à expressão existem pessoas.

Devemos escrever a letra A (artigo definido feminino singular) separada da palavra GENTE (substantivo) quando estivermos nos referindo, de uma maneira informal, à primeira pessoa do plural, o NÓS. Assim, se queremos dizer que nós fomos à festa ontem, devemos escrever que “A GENTE (separado) foi à festa ontem”.

1 sinônimo da palavra a gente: Em linguagem informal: 1 nós.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Tha, “fala para nós” não está errado e até entra na linguagem formal; “fala para a gente” ou “fala pra gente” estão corretos (vê flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/1039), mas são informais.

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase, como em "bom dia a todos". A locução à todos, com o acento, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

O pronome nós deverá ser utilizado com o verbo conjugado na primeira pessoa do plural, enquanto a locução a gente deverá vir acompanhada do verbo conjugado na terceira pessoa do singular, pois equivale ao pronome pessoal ela.

Se você perguntar para um linguista mais tradicional, certamente ele se posicionará contra o uso do “a gente”. Dirá que a forma deve ser eliminada tanto da modalidade escrita quanto da modalidade oral.

Há gente: Há gente = tem gente, ou seja, “existem pessoas”. Portanto, a expressão deve ser empregada somente nesse contexto.

Significado: já ouviu a expressão "Se não tem tu, vai tu mesmo"? É mais ou menos por aí. A gente às vezes tem que se conformar com o que tem, ainda que isso não seja o ideal.

Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Isso ocorre porque a letra h, ao ser pronunciada, não possui um som próprio, e sim do artigo ou consoante que a acompanha. Entretanto, há ou a têm grafias distintas, assim como seus significados.

“A gente” escrito separado é uma maneira informal de referir-se à primeira pessoa do plural, o pronome “nós”, e deve sempre ser usado no singular. Já, “agente”, é um substantivo que trata daquele que atua.

Conosco ou com a gente
Em linguagem coloquial é mais comum o uso da expressão com a gente. Essa expressão, contudo, deverá apenas ser usada em linguagem informal, sendo substituída pelo pronome conosco em contextos formais.

Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos. Aonde é formado pela preposição a e o advérbio onde.

"A gente" é uma locução pronominal com o mesmo valor do pronome pessoal "nós". Embora tenha um sentido plural, é um sujeito que está no singular. Qual deverá ser a conjugação do verbo que vem a seguir: "a gente vai" ou "a gente vamos embora"?

Ao dizermos, por exemplo, que um texto é melhor que o outro, pressupomos que os dois sejam bons. Mas, se um é pior que o outro, é sinal de que os dois são maus. As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras.