É correto dizer a gente somos?

Perguntado por: umoura . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

A gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles - leque que não inclui formas como “você” e “a gente”. Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”.

Por isso, a conjugação de verbos com a expressão “a gente” deve ser feita na terceira pessoa do singular, enquanto a conjugação com o pronome “nós” deve ser feita na primeira pessoa do plural. Por exemplo: Nós vamos viajar. A gente vai viajar.

Na hora de conjugar o verbo que acompanha o termo 'a gente', ele deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Ou seja, o mais correto é falar 'A gente vai' ou 'Nós vamos'. A conjugação para a locução é diferente do pronome 'nós', apesar de serem semelhantes semanticamente. - A gente vai ao shopping hoje.

1 sinônimo da palavra a gente: Em linguagem informal: 1 nós.

"A gente" é uma locução pronominal com o mesmo valor do pronome pessoal "nós". Embora tenha um sentido plural, é um sujeito que está no singular.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

A gente: significado
Já o termo a gente é uma expressão coloquial muito utilizada verbalmente, principalmente em diálogos informais. Equivale ao pronome pessoal da 1ª pessoa do plural, nós.

A expressão correta é «a gente vai», com a forma verbal no singular (ou seja, «vai» – e não «vamos»).

Falamos é a primeira pessoa do plural do presente do modo indicativo e a primeira pessoa do plural do pretérito perfeito do modo indicativo do verbo falar. Em casa nós falamos francês.

“A gente” é formado pelo artigo definido feminino singular a somado ao substantivo gente, formando uma locução pronominal. Mas, ao contrário de “nós”, “a gente” deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Então fique atento na hora da conjugação. A gente gosta muito de cachoeiras.

A forma foi-nospode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

trio | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

A palavra gente teve origem no substantivo feminino latino gens gentis, no qual era utilizado para representar o coletivo. Na atualidade, o termo gente, antecedido de artigo definido feminino a, é utilizado como pronome variante da primeira pessoa do plural.

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.

a) A quem o narrador se refere ao usar a expressão a gente? Refere-se ao narrador e aos leitores.

Os pronomes invariáveis são que, quem e onde. Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto. Os pronomes variáveis são cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas).

o, a, se, lhe, ele, ela, si (3.ª pessoa do singular) nos, nós, conosco (1.ª pessoa do plural) vos, vós, convosco (2.ª pessoa do plural) os, as, se, lhes, eles, elas, si (3.ª pessoa do plural)

NOSSAS VIDAS ou NOSSA VIDA? NOSSOS CORAÇÕES ou NOSSO CORAÇÃO? O correto é NOSSA VIDA, e NOSSO CORAÇÃO. Trata-se de um caso de uso inadequado do plural.

Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída. Ao contrário, “todas” é um pronome indefinido excludente, isto é, que suprime a audiência masculina.