É correto dizer a gente?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Devemos escrever a letra A (artigo definido feminino singular) separada da palavra GENTE (substantivo) quando estivermos nos referindo, de uma maneira informal, à primeira pessoa do plural, o NÓS. Assim, se queremos dizer que nós fomos à festa ontem, devemos escrever que “A GENTE (separado) foi à festa ontem”.

A gente usada como sinônimo
Afinal, quando utilizamos o “nós”, o verbo deve estar concordando com o pronome, logo, o verbo precisa estar na primeira pessoa do plural (Nós vamos). Por outro lado, quando usamos “a gente”, o verbo precisa estar na terceira pessoa do singular (A gente vai).

(A expressão “a gente” é um substantivo singular com ideia de plural, por isso, no período seguinte, a forma verbal “fomos” está no plural. Essa construção, no entanto, é inadmissível na linguagem escrita).

1 sinônimo da palavra a gente: Em linguagem informal: 1 nós.

c) A expressão 'a gente' é uma locução pronominal cujo sentido é equivalente ao pronome 'nós'. Geralmente, essa expressão é mais utilizada na fala (oralidade), já que, na modalidade escrita (como em textos literários e jornalísticos), o emprego do pronome 'nós' mostra-se mais adequado.

Agente é aquele que age, que opera ou atua, é o que pratica a ação. A palavra agente tem diversas definições conforme o enfoque em que é empregada. Ex.: Agente químico é o corpo que provoca uma reação sobre o outro.

Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos. Aonde é formado pela preposição a e o advérbio onde.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Na hora de conjugar o verbo que acompanha o termo 'a gente', ele deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Ou seja, o mais correto é falar 'A gente vai' ou 'Nós vamos'. A conjugação para a locução é diferente do pronome 'nós', apesar de serem semelhantes semanticamente. - A gente vai ao shopping hoje.

Segundo essas normas, basta que haja um elemento masculino para que o plural seja masculino. Ao nos referirmos a um coletivo em que haja pelo menos uma pessoa do gênero masculino, escrevemos: 'Nossas saudações a todos'.

É um substantivo que não deve ser usado para se referir a "nós". Agente é aquele que age, quem realiza uma ação. Usado também para se referir a profissionais que trabalham intermediando ou atuando em negócios e serviços públicos, como agentes de saúde, de viagem, bancários, de polícia, do serviço secreto, etc.

1. é nois. Gíria usada por traficantes para afirmar que estão/continuam unidos.

A expressão correta é «a gente vai», com a forma verbal no singular (ou seja, «vai» – e não «vamos»).

"A gente" é uma locução pronominal com o mesmo valor do pronome pessoal "nós". Embora tenha um sentido plural, é um sujeito que está no singular. Qual deverá ser a conjugação do verbo que vem a seguir: "a gente vai" ou "a gente vamos embora"?

Por exemplo, comunidades controladas pelo Comando Vermelho usam gírias como “é nós” e o Terceiro Comando, por sua vez, usa “é a gente”. São frases parecidas que reforçam simultaneamente o sentimento de comunidade íntima e a divisão territorial na comunidade.

É verdade que, na origem, a gente não se referia a nós, mas sim aos outros, às demais pessoas. Camões, um pouco depois do descobrimento do Brasil, ao descrever a fina indumentária com que Vasco da Gama se apresentou aos nativos, diz que era feita de tecido carmim, “cor que a gente tanto preza” (leia-se “eles”).

O número 3 se caracteriza pela criatividade e pela expressão, sendo a marca das pessoas extrovertidas e comunicativas, que adoram conversar, trocar ideias.