É correto afirmar sobre o trovadorismo que *?

Perguntado por: amota . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O Trovadorismo foi uma escola literária surgida na Idade Média, por volta do século XI, com aspecto popular e voltadas para a recitação. O Trovadorismo não produzia poemas para ser encenados, posto que o teatro "mundano" era mal-visto na Idade Média, e sim para serem lidos em feiras populares e rememorados.

e) as cantigas de amor são de origem nitidamente popular. Alternativa correta: c) nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino. Enquanto nas cantigas de amor o eu lírico é masculino, nas cantigas de amigo, o eu lírico é feminino.

(FUVEST) Sobre o Trovadorismo em Portugal, é correto afirmar que: sua produção literária está escrita em galego ou galaico-português e divide-se em: poesia(cantigas) e prosa (novelas de cavalaria). utilizou largamente o verso decassílabo porque sua influência é clássica.

Trovadorismo é um estilo de época surgido na Idade Média. Nesse período histórico, predominava o teocentrismo (a ideia de que Deus é o centro de tudo), pois a Igreja Católica, com poderio econômico e político, exercia total domínio no Ocidente.

O trovadorismo foi o primeiro movimento literário europeu (séculos XI a XIV) que se caracterizou pela união da música e da poesia com a produção de cantigas líricas (com foco em sentimentos e emoções) e satíricas (com críticas diretas ou indiretas).

De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.

A Linguagem do Trovadorismo é musical, poética, popular, dialógica, crítica, lírica e satírica. Os trovadores eram os autores das cantigas, enquanto os jograis eram os cantores. Já os menestréis, além de cantarem, tocavam as músicas, as quais eram acompanhadas por alaúdes, violas e flautas.

o gênero satírico, com as Cantigas de Escárnio e Cantigas de Maldizer.

O trovadorismo teve origem no continente europeu durante a Idade Média, um longo período da história que esteve marcado por uma sociedade religiosa. Nele, a Igreja Católica dominava inteiramente a Europa.

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

os poemas são produzidos para ser encenados. as cantigas de escárnio e maldizer têm temáticas amorosas. nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino. as cantigas de amigo têm estrutura poética complicada.

d) Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também a função de facilitar a memorização, já que as composições eram transmitidas oralmente.

Quando os poemas eram cantados havia acompanhamento musical, com instrumentos de música e dança, por esse motivo os poemas foram chamados de cantigas. Os autores das cantigas eram os trovadores, nome que deu origem ao Trovadorismo.

As produções do trovadorismo geralmente eram voltadas para temas que envolvessem amor e sofrimento amoroso. Já o trovadorismo satírico tem como característica o humor ácido e debochado. Ele fazia críticas a sociedade feudal da época. As cantigas satíricas eram divididas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

O PROJETO LITERÁRIO DO TROVADORISMO • A legitimação, por meio da literatura, de uma nova ordem que redefine as funções sociais dos cavaleiros na corte dos senhores feudais. Os agentes do discurso • Jograis: recitadores, cantores e músicos ambulantes que eram contratados pelo senhor para divertir a corte.

O trovadorismo é uma escola literária interessante: cantigas cantadas nos palácios, temas como a viagem de nobres cavaleiros e muitos temas medievalistas. Próprio da literatura portuguesa, a linguagem utilizada era rebuscada e própria para a época: o galego-português que caiu em desuso muitos séculos atrás.

As principais obras representantes do Trovadorismo são as seguintes: 1. Cantiga de Amor A Ribeirinha (Paio Soares Taveirós).

Poesia trovadoresca: pode ser dividida em dois gêneros: lírico e satírico. O gênero lírico se subdivide em duas categorias (cantigas de amigo e cantigas de amor) e o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

O Trovadorismo foi um movimento literário e poético que surgiu durante a Idade Média. As cantigas são os principais registros da época, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer. Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa.

Os trovadores eram artistas da nobreza do período medieval, em oposição aos jograis que eram das classes inferiores. A sua própria origem já está conectada com a música, pois compunham as poesias e as melodias para se acompanharem ao alaúde, por exemplo. Algo como poetas-cantores.

Os trovadores eram, em geral, artistas de origem nobre, que escreviam e cantavam as cantigas (poesias cantadas) com o acompanhamento de instrumentos musicais. A reunião em livro dos manuscritos ficou conhecida como “Cancioneiro”.